Política

Ataque aéreo em hospital de South Sudan deixa sete mortos e 20 feridos

Ataque aéreo em hospital e mercado no Sudão do Sul deixa sete mortos e 20 feridos, aumentando temores de nova guerra civil no país.

Parte do hospital em chamas - Foto: Médecins Sans Frontières/Reuters

Parte do hospital em chamas - Foto: Médecins Sans Frontières/Reuters

Ouvir a notícia

Ataque aéreo em hospital de South Sudan deixa sete mortos e 20 feridos - Ataque aéreo em hospital de South Sudan deixa sete mortos e 20 feridos

0:000:00

Um ataque aéreo em Old Fangak, Sudão do Sul, resultou na morte de pelo menos sete pessoas e deixou 20 feridas. O incidente ocorreu no sábado, quando helicópteros bombardearam um hospital administrado pela organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) e um mercado local. A MSF denunciou que os helicópteros dispararam por cerca de 30 minutos, destruindo a farmácia do hospital e queimando todos os suprimentos médicos.

O ataque comprometeu gravemente a capacidade de atendimento médico na região, que abriga mais de 110 mil pessoas. A MSF classificou o ato como uma clara violação do direito humanitário internacional. O comissário do condado de Fangak, Biel Boutros Biel, acusou as Forças de Defesa do Povo do Sudão do Sul (SSPDF) de serem responsáveis pelo ataque, que deslocou mais de 30 mil civis.

A tensão política no Sudão do Sul tem aumentado, especialmente entre o presidente Salva Kiir e o vice-presidente Riek Machar. Machar foi preso em março, acusado de incitar uma rebelião, o que intensificou os temores de um retorno à guerra civil. O país já enfrentou um conflito devastador entre 2013 e 2018, que resultou em aproximadamente 400 mil mortes e milhões de deslocados.

A comunidade internacional expressou preocupação com a deterioração da segurança no Sudão do Sul. Em uma declaração conjunta, embaixadas de países como Canadá, Alemanha e Reino Unido pediram a liberação de Machar e o fim da violência como ferramenta política. A situação permanece crítica, com a possibilidade de um novo conflito é uma realidade alarmante para a população local.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela