11 de mai 2025
Putin propõe negociações diretas com a Ucrânia para acordo de paz em Istambul
Putin convoca Ucrânia para negociações de paz em Istambul, enquanto líderes europeus pressionam por um cessar fogo imediato.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin (Vyacheslav PROKOFYEV / POOL/AFP)
Ouvir a notícia:
Putin propõe negociações diretas com a Ucrânia para acordo de paz em Istambul
Ouvir a notícia
Putin propõe negociações diretas com a Ucrânia para acordo de paz em Istambul - Putin propõe negociações diretas com a Ucrânia para acordo de paz em Istambul
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado, 10, a intenção de realizar conversas diretas com a Ucrânia para buscar um acordo de paz. As negociações estão previstas para começar em 15 de maio, em Istambul, e ocorrerão sem pré-condições.
Putin planeja dialogar com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, neste domingo para facilitar o encontro entre os representantes dos dois países. A proposta surge em um momento de crescente pressão internacional, especialmente de líderes europeus, por um cessar-fogo na guerra que já se estende por mais de três anos.
Um grupo formado por Ucrânia, Reino Unido, Alemanha, França e Polônia estabeleceu uma trégua incondicional de trinta dias, que começa na segunda-feira. O grupo também ameaçou a Rússia com novas sanções caso a pausa no conflito não seja respeitada.
Durante seu pronunciamento no Kremlin, Putin afirmou que busca "conversas sérias para remover as origens das causas do conflito". Ele enfatizou a disposição da Rússia em retomar as negociações com Kiev, destacando que as partes podem concordar com "novos cessar-fogos e uma nova trégua" durante as discussões.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.