13 de mai 2025
Taiwan realiza primeiro teste de foguetes HIMARS em resposta à pressão militar da China
Taiwan realiza teste inédito de foguetes HIMARS, aumentando tensões com a China após patrulha militar próxima à ilha.
O Exército de Taiwan realiza seu primeiro teste do Himars, na base de Jiupeng, em Pingtung (Foto: I-Hwa Cheng/AFP)
Ouvir a notícia:
Taiwan realiza primeiro teste de foguetes HIMARS em resposta à pressão militar da China
Ouvir a notícia
Taiwan realiza primeiro teste de foguetes HIMARS em resposta à pressão militar da China - Taiwan realiza primeiro teste de foguetes HIMARS em resposta à pressão militar da China
Taiwan testou, nesta segunda-feira (12), o sistema de foguetes HIMARS (Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade), fornecido pelos Estados Unidos. Este é o primeiro teste do armamento, que tem sido utilizado pela Ucrânia na guerra contra a Rússia. O HIMARS pode ser empregado em um eventual conflito com a China, que reivindica a soberania sobre a ilha.
O teste ocorreu na base de Jiupeng, em Pingtung, e foi realizado por uma equipe militar treinada pelos EUA. Taiwan adquiriu 29 unidades do HIMARS, com o primeiro lote de 11 sistemas recebido no ano passado. O restante deve chegar até o próximo ano. Com um alcance de cerca de 300 quilômetros, os foguetes podem atingir alvos na costa da província chinesa de Fujian, do outro lado do estreito de Taiwan.
O oficial Ho Hsiang-yih afirmou que a presença de funcionários da Lockheed Martin, fabricante do sistema, no local foi para resolver possíveis problemas. Ele destacou que o disparo demonstra a determinação das Forças Armadas de Taiwan em proteger a segurança do país.
O teste do HIMARS ocorreu um dia após Taiwan relatar uma nova "patrulha conjunta de prontidão para combate" do Exército chinês nas proximidades da ilha, envolvendo aviões e navios de guerra. O governo de Taiwan, democraticamente eleito, rejeita as reivindicações de soberania da China, afirmando que apenas o povo da ilha pode decidir seu futuro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.