Política

Brasil participa pela primeira vez da Operação Catamaran com Fuzileiros Navais

Pelotão brasileiro de Fuzileiros Navais participa da Operação Catamaran, treinamento inédito com países da OTAN, destacando jovem soldado.

A soldado vai integrar equipe inédita formada pela Marinha (Foto: Divulgação)

A soldado vai integrar equipe inédita formada pela Marinha (Foto: Divulgação)

Ouvir a notícia

Brasil participa pela primeira vez da Operação Catamaran com Fuzileiros Navais - Brasil participa pela primeira vez da Operação Catamaran com Fuzileiros Navais

0:000:00

Pela primeira vez, um pelotão brasileiro de Fuzileiros Navais participará da Operação Catamaran, um treinamento multinacional coordenado pela França e envolvendo países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O embarque ocorrerá nesta terça-feira, dia 20, e as atividades se estenderão até 18 de junho. Os militares brasileiros atuarão ao lado de forças dos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália, Holanda e Espanha.

Entre os integrantes do pelotão, destaca-se a soldado Camila Aguiar, que faz parte da primeira turma de mulheres combatentes anfíbias, formada em julho de 2024. Esta será sua primeira viagem ao exterior e a segunda vez que ela andará de avião. A inclusão do Brasil como "aliado extra-OTAN" foi acordada em 2019, durante um encontro entre o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

A participação do Brasil na Operação Catamaran representa um avanço significativo nas relações militares do país com a OTAN. O status de "aliado extra-OTAN" permite um intercâmbio militar mais amplo, similar ao que ocorre com países como Japão e Austrália. A operação visa fortalecer a cooperação entre as nações participantes e aprimorar a capacidade de resposta a crises internacionais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela