Política

Ativista Boniface Mwangi é libertado após pressão do governo do Quênia

Ativista queniano Boniface Mwangi é libertado após três dias de detenção na Tanzânia, em meio a tensões políticas regionais.

Boniface Mwangi foi preso em Dar es Salaam na segunda-feira (Foto: Reuters)

Boniface Mwangi foi preso em Dar es Salaam na segunda-feira (Foto: Reuters)

Ouvir a notícia

Ativista Boniface Mwangi é libertado após pressão do governo do Quênia - Ativista Boniface Mwangi é libertado após pressão do governo do Quênia

0:000:00

Boniface Mwangi, ativista queniano, foi libertado após três dias de detenção em Dar es Salaam, Tanzânia. Sua prisão ocorreu enquanto ele e a ativista ugandense Agather Atuhaire estavam no país para acompanhar o julgamento do líder da oposição Tundu Lissu, acusado de traição. A detenção foi realizada por supostos oficiais militares, e as circunstâncias de sua prisão permaneceram desconhecidas por um período.

A liberação de Mwangi aconteceu logo após o ministério das Relações Exteriores do Quênia exigir sua soltura. O oficial do ministério, Korir Sing'oei, confirmou que Mwangi já estava de volta ao Quênia. Ele foi encontrado em Kwale, onde recebeu cuidados médicos e estava em bom estado de saúde. A esposa de Mwangi expressou preocupação durante sua detenção, afirmando que não tinha notícias dele desde a prisão.

As autoridades tanzanianas não se pronunciaram sobre a detenção e deportação de Mwangi. Na segunda-feira, a presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, alertou que não permitiria que ativistas de países vizinhos interferissem nos assuntos internos da Tanzânia. O ministério das Relações Exteriores do Quênia havia solicitado acesso consular ao ativista, mas foi negado, o que gerou preocupações sobre seu bem-estar.

Após sua liberação, o ativista foi recebido pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do Quênia, que planejou levá-lo a Nairobi para mais assistência médica. A situação de Mwangi ocorre em um contexto de crescente repressão a opositores na Tanzânia, especialmente com as eleições se aproximando.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela