24 de mai 2025
Estados Unidos impõem sanções ao Sudão após acusações de uso de armas químicas
EUA acusam Sudão de usar armas químicas e anunciam sanções. Governo nega e classifica acusações como chantagem política.
Fumaça se espalha após um ataque com drones no porto de Porto Sudão. (Foto: AFP)
Ouvir a notícia:
Estados Unidos impõem sanções ao Sudão após acusações de uso de armas químicas
Ouvir a notícia
Estados Unidos impõem sanções ao Sudão após acusações de uso de armas químicas - Estados Unidos impõem sanções ao Sudão após acusações de uso de armas químicas
Os Estados Unidos acusaram o governo do Sudão de utilizar armas químicas durante o conflito interno que se intensificou em abril de 2023. As sanções anunciadas nesta quinta-feira (22) entrarão em vigor em seis de junho. O governo sudanês, por sua vez, negou as alegações, classificando-as como uma tentativa de chantagem política.
O Departamento de Estado dos EUA informou que as sanções incluirão restrições às exportações americanas e ao acesso a linhas de crédito do governo dos EUA. O ministro da Informação do Sudão, Khalid al Aiser, afirmou que as acusações são infundadas e uma "falsificação deliberada dos fatos". Ele ressaltou que essa interferência compromete a credibilidade dos EUA.
Desde abril de 2023, o Sudão vive um intenso conflito entre o general Abdel Fattah al Burhan, comandante das Forças Armadas, e Mohammed Hamdan Daglo, líder das Forças de Apoio Rápido (RSF). A guerra já resultou em dezenas de milhares de mortos e forçou cerca de 13 milhões de pessoas a deixar suas casas. As Nações Unidas classificam a situação como a "pior crise humanitária da atualidade".
Detalhes das Acusações
De acordo com informações de altos funcionários do governo americano, o Exército sudanês teria utilizado armas químicas em pelo menos duas ocasiões, com indícios de gás cloro. As acusações foram formalizadas em vinte e quatro de abril, com base na Lei de Controle e Eliminação de Armas Químicas e Biológicas de 1991. No entanto, os EUA não especificaram os locais ou momentos exatos dos supostos ataques.
Um diplomata sudanês sugeriu que as acusações visam desviar a atenção de pressões no Congresso contra os Emirados Árabes Unidos, que o Sudão acusa de fornecer armamentos às RSF. Recentemente, o governo sudanês rompeu relações diplomáticas com os Emirados, alegando uma intervenção militar direta no conflito. Os Emirados negaram as acusações e afirmaram apoiar esforços humanitários e de paz.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.