24 de mai 2025
Professor analisa o antissemitismo e suas raízes no discurso de Hitler
Professor Michel Gherman analisa o antissemitismo moderno e suas raízes no conspiracionismo, após assassinato de funcionários da Embaixada de Israel.
Polícia trabalha no local depois que dois funcionários da embaixada de Israel em Washington foram baleados e mortos. (Foto: Rod Lamkey, Jr./AP)
Ouvir a notícia:
Professor analisa o antissemitismo e suas raízes no discurso de Hitler
Ouvir a notícia
Professor analisa o antissemitismo e suas raízes no discurso de Hitler - Professor analisa o antissemitismo e suas raízes no discurso de Hitler
O professor Michel Gherman discutiu o antissemitismo no podcast O Assunto, após o assassinato de funcionários da Embaixada de Israel em Washington, nos Estados Unidos. Durante a conversa com Natuza Nery, Gherman destacou a relação entre conspiracionismo e a ideologia nazista, que historicamente perseguiu judeus.
Gherman, que é professor do Núcleo de Estudos Judaicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Centro de Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém, explicou que o antissemitismo moderno se baseia na ideia de que os judeus possuem uma força desproporcional. Ele lembrou que Hitler utilizou essa narrativa para justificar a opressão e o extermínio de judeus durante o regime nazista.
O professor também mencionou que Hitler alegava que os judeus dominavam a economia alemã, contribuindo para uma "febre inflacionária". Segundo Gherman, o líder nazista promovia a ideia de uma conspiração judaico-comunista, associando os judeus à União Soviética. Essa retórica distorcia a realidade, criando "judeus imaginários" para justificar a perseguição.
O podcast O Assunto é uma produção diária do g1, com mais de 161 milhões de downloads desde sua estreia em agosto de 2019. O episódio que aborda o antissemitismo pode ser acessado em diversas plataformas de áudio e no YouTube.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.