25 de mai 2025

Irã reprova declarações da França durante o Festival de Cannes como ofensivas
Irã protesta contra França após vitória de Jafar Panahi em Cannes, destacando tensões diplomáticas e a luta pela liberdade de expressão.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Irã reprova declarações da França durante o Festival de Cannes como ofensivas
Ouvir a notícia
Irã reprova declarações da França durante o Festival de Cannes como ofensivas - Irã reprova declarações da França durante o Festival de Cannes como ofensivas
O Irã convocou o encarregado de negócios francês em Teerã para expressar seu descontentamento com comentários do ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, após a vitória do cineasta Jafar Panahi no Festival de Cannes. A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal Irna neste domingo (25).
Jafar Panahi, de 64 anos, recebeu a Palma de Ouro por seu filme "Um Simples Acidente", que critica o regime dos aiatolás. O filme, rodado clandestinamente, retrata a luta de cinco iranianos que confrontam um homem que acreditam ter torturado um deles na prisão. Barrot elogiou a conquista de Panahi como um ato de resistência contra a opressão, reacendendo a esperança de lutadores pela liberdade em todo o mundo.
O Irã, por sua vez, condenou o que chamou de "mau uso" do Festival de Cinema de Cannes pelo governo francês para promover uma agenda política contra a República Islâmica. A convocação do diplomata francês ocorreu em resposta às alegações consideradas infundadas por Teerã.
Nenhuma autoridade iraniana comentou diretamente sobre o prêmio concedido a Panahi. Jornais reformistas como Etemad e Shargh noticiaram a vitória sem comentários adicionais, enquanto a maioria dos meios de comunicação ignorou a informação. O cineasta já havia sido preso anteriormente, em 2010 e entre 2022 e 2023, por suas críticas ao regime.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.