Política

Irã acusa Israel de tentativa de assassinato contra seu presidente

Presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, denuncia tentativa de assassinato por Israel em meio a tensões crescentes após recente conflito.

Presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, e o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu (Foto: Reuters)

Presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, e o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu (Foto: Reuters)

Ouvir a notícia

Irã acusa Israel de tentativa de assassinato contra seu presidente - Irã acusa Israel de tentativa de assassinato contra seu presidente

0:000:00

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, acusou Israel de uma tentativa de assassinato contra ele durante uma reunião. A declaração foi feita em uma entrevista ao canal americano "Fox News", divulgada nesta segunda-feira, 7 de outubro. Pezeshkian afirmou que Israel tentou bombardear a área onde ele estava, mas não forneceu detalhes sobre o momento ou a relação com a recente guerra de 12 dias entre os dois países.

Durante o conflito, que ocorreu em junho de 2024, Israel realizou bombardeios que resultaram na morte de cientistas nucleares e altos comandantes militares iranianos. O Irã, por sua vez, adotou medidas de segurança para proteger suas lideranças, incluindo a suspensão do uso de comunicações eletrônicas. Estima-se que mais de 900 pessoas tenham morrido no Irã durante as hostilidades, enquanto os ataques iranianos a cidades israelenses causaram 28 mortes.

Relações com os EUA

Pezeshkian também expressou disposição para retomar as negociações com os Estados Unidos, mas condicionou isso à recuperação da confiança nas intenções americanas. Ele questionou a viabilidade de confiar nos EUA, dada a escalada recente de tensões. O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Majid Takht-Ravanchi, já havia afirmado que as conversas sobre o programa nuclear não seriam retomadas sem que Washington descartasse novos bombardeios.

As relações entre Israel e os EUA também apresentam divergências, especialmente em relação à eliminação de figuras políticas iranianas. Enquanto Israel busca ações mais contundentes, os EUA defendem uma abordagem focada no programa militar iraniano. O presidente americano, Donald Trump, chegou a afirmar que impediu a morte do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, em uma "morte muito feia".

As tensões entre os países permanecem elevadas, com o Irã respondendo aos ataques israelenses com mísseis e bombardeios, enquanto busca uma nova abordagem nas negociações diplomáticas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela