Breaking News

07 de jul 2025

Irã denuncia Israel por tentativa de assassinato do presidente e sabotagem nas negociações

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, denuncia tentativa de assassinato por Israel e questiona confiança nas negociações nucleares.

Presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, em Teerã (29/7/2024) (Foto: Presidência Iraniana/AFP)

Presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, em Teerã (29/7/2024) (Foto: Presidência Iraniana/AFP)

Ouvir a notícia

Irã denuncia Israel por tentativa de assassinato do presidente e sabotagem nas negociações - Irã denuncia Israel por tentativa de assassinato do presidente e sabotagem nas negociações

0:000:00

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, denunciou uma tentativa de assassinato por parte de Israel durante uma reunião, afirmando que o país tentou bombardear o local onde ele estava. Em entrevista ao apresentador americano Tucker Carlson, divulgada nesta segunda-feira, 7, Pezeshkian isentou os Estados Unidos de envolvimento, responsabilizando exclusivamente o governo de Benjamin Netanyahu. “Eles tentaram, sim. Agiram de acordo, mas falharam”, declarou.

O líder iraniano também se manifestou sobre a escalada das hostilidades, que teve início em julho, após um ataque aéreo israelense ao Irã. Pezeshkian afirmou que Teerã não busca aumentar a tensão e que não vê problemas em retomar as negociações nucleares com os EUA, embora a confiança precise ser restabelecida. Ele questionou como seria possível confiar novamente nos Estados Unidos, após os bombardeios a instalações nucleares iranianas em julho.

Desconfiança em Relação à AIEA

Pezeshkian expressou desconfiança em relação à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que, segundo ele, não condenou os ataques israelenses e se aliou aos interesses dos EUA. O presidente iraniano mencionou que a colaboração com a AIEA foi suspensa, e que a possibilidade de inspeções só será considerada quando o acesso for restabelecido. Ele criticou a falta de ação da AIEA, que, segundo ele, comprometeu sua credibilidade.

Além disso, Pezeshkian destacou os impactos dos ataques israelenses em Gaza, acusando Israel de genocídio e de bloquear a entrada de ajuda humanitária. Ele reafirmou que o Irã não tem interesse em desenvolver armas nucleares, desafiando as justificativas de Israel para suas ações militares. A entrevista de Carlson também refletiu um racha na política externa dos EUA, especialmente em relação ao apoio a Israel.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela