10 de jul 2025
Netanyahu promete nova ofensiva em Gaza se Hamas não entregar armamentos
Netanyahu condiciona a continuidade da trégua à desmilitarização do Hamas e ameaça retomar ofensiva militar em Gaza.

Lula diz que 'Trump poderia ser preso' se invasão do Capitólio tivesse acontecido no Brasil (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Netanyahu promete nova ofensiva em Gaza se Hamas não entregar armamentos
Ouvir a notícia
Netanyahu promete nova ofensiva em Gaza se Hamas não entregar armamentos - Netanyahu promete nova ofensiva em Gaza se Hamas não entregar armamentos
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta quinta-feira, 10, que poderá retomar a ofensiva militar contra Gaza ao final da trégua de 60 dias, caso o Hamas não desmilitarize a região e não depõe as armas. A declaração foi feita durante sua visita aos Estados Unidos, onde se reuniu com o presidente Donald Trump.
Netanyahu enfatizou que a proposta em negociação no Catar exige que o Hamas abandone seu poder em Gaza e desmilitarize a área. "Se não for alcançado por meio de negociações em 60 dias, o alcançaremos de outras maneiras, usando a força", afirmou o premiê. A trégua atual, que ainda está sendo discutida, pode ser prorrogada se as partes não chegarem a um acordo sobre o futuro.
O primeiro-ministro destacou que a duração do conflito, que já se estende por mais de 22 meses, se deve à presença de milhares de combatentes armados no enclave. Ele também mencionou que seu governo busca maximizar a libertação de reféns em Gaza, embora reconheça que a responsabilidade pelos desacordos nas negociações recai sobre o Hamas.
Atualmente, a proposta em discussão prevê a libertação de dez reféns israelenses vivos e outros 18 mortos durante a trégua. Em Gaza, ainda permanecem cerca de 50 reféns, com a expectativa de que 20 deles estejam vivos. A situação continua tensa, e a comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos das negociações.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.