Breaking News

10 de jul 2025

UE fecha acordo com Israel para ampliar ajuda humanitária na Faixa de Gaza

Acordo entre a União Europeia e Israel promete aumentar a ajuda humanitária em Gaza, enquanto negociações de cessar fogo avançam.

Chefe de diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas anuncia acordo com Israel para expandir o fluxo de ajuda humanitária na Faixa de Gaza (Foto: Lina Selg/Bloomberg)

Chefe de diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas anuncia acordo com Israel para expandir o fluxo de ajuda humanitária na Faixa de Gaza (Foto: Lina Selg/Bloomberg)

Ouvir a notícia

UE fecha acordo com Israel para ampliar ajuda humanitária na Faixa de Gaza - UE fecha acordo com Israel para ampliar ajuda humanitária na Faixa de Gaza

0:000:00

Enquanto as negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza avançam, a União Europeia (UE) anunciou um acordo com Israel para aumentar a ajuda humanitária na região. A chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, informou que o acordo permitirá a reabertura de corredores humanitários e a operação de padarias e cozinhas públicas em Gaza. A expectativa é que o fornecimento de ajuda aumente nos próximos dias, com a entrega de combustível para instalações humanitárias.

As negociações em Doha, mediadas por Estados Unidos, Catar e Egito, continuam com o Hamas disposto a libertar 10 reféns. Basem Naim, representante do grupo, afirmou que a organização busca encerrar o conflito rapidamente, mas exige a retirada das tropas israelenses de Gaza. O ataque do Hamas em 7 de outubro resultou em 1,2 mil mortes em Israel, enquanto a campanha militar de retaliação de Israel causou a morte de pelo menos 57,6 mil palestinos, segundo dados do governo do Hamas.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, destacou que o país está colaborando com a UE para melhorar a distribuição de ajuda em Gaza. O atual sistema, operado pela Fundação Humanitária de Gaza, enfrenta críticas internacionais. Kallas enfatizou a necessidade de implementar rapidamente as medidas acordadas, incluindo a distribuição de água e alimentos.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reafirmou que os objetivos de Israel incluem a libertação de todos os reféns e a eliminação das capacidades do Hamas. Apesar do otimismo em algumas declarações, o Hamas ressaltou que questões centrais, como a retirada das tropas israelenses e garantias de um cessar-fogo permanente, ainda estão em discussão.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela