Política

12 de jul 2025

Recesso parlamentar em SP e 15 estados é maior que o do Congresso Nacional

Dezesseis estados brasileiros têm recessos parlamentares superiores a 14 dias, com Roraima e Paraíba alcançando até 43 dias.

Recesso de julho do Congresso tem 14 dias, prazo que é ultrapassado na maioria dos estados (Foto: Rodolfo Stuckert)

Recesso de julho do Congresso tem 14 dias, prazo que é ultrapassado na maioria dos estados (Foto: Rodolfo Stuckert)

Ouvir a notícia

Recesso parlamentar em SP e 15 estados é maior que o do Congresso Nacional - Recesso parlamentar em SP e 15 estados é maior que o do Congresso Nacional

0:000:00

As Assembleias Legislativas de 16 estados brasileiros têm recessos parlamentares que superam o período de 14 dias estabelecido pelo Congresso Nacional. Enquanto o recesso do Congresso ocorre entre 18 e 31 de julho, com duração fixa, alguns estados, como Roraima e Paraíba, chegam a ter pausas de 43 e 42 dias, respectivamente.

O levantamento realizado pela consultoria Radar Governamental aponta que apenas nove estados seguem o padrão de 14 dias. Entre eles estão Paraná, Piauí e Sergipe, enquanto outros seis estados têm recessos de 15 ou 16 dias. Em contraste, Mato Grosso e Minas Gerais possuem os recessos mais curtos, com 11 e 13 dias.

Variações nos Recessos

A falta de regulamentação específica sobre os recessos estaduais resulta em prazos variados. Embora as normas do Legislativo Federal sirvam de inspiração, cada estado e município adota regras que refletem suas particularidades. Por exemplo, nas Câmaras Municipais de capitais, apenas Porto Velho e Rio Branco mantêm o recesso de 14 dias, enquanto em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, o período é de 31 dias.

A Câmara Municipal de João Pessoa se destaca com o maior recesso entre os legislativos municipais, que vai de 20 de junho a 1º de agosto. Apenas as Câmaras de Belo Horizonte e Vitória não interrompem suas atividades em julho.

Função do Recesso

De acordo com Juliana Celuppi, CEO da Radar Governamental, o recesso não deve ser visto como férias para os parlamentares. Este período é uma oportunidade para que eles se conectem com suas bases eleitorais e compreendam melhor as realidades locais. A análise superficial da atuação parlamentar, focando apenas em dias de recesso ou número de projetos, pode distorcer a percepção do trabalho legislativo e aumentar a desconexão entre instituições e sociedade.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela