14 de jan 2025
SEC processa Elon Musk por suposta fraude na divulgação de propriedade do Twitter
A SEC processou Elon Musk por suposta fraude de valores mobiliários em 2022. Musk não revelou sua propriedade no Twitter, violando regras de divulgação. A compra do Twitter por $44 bilhões ocorreu após acumular 5% da empresa. Ele pode enfrentar acusações adicionais se não aceitar o acordo da SEC. Musk está prestes a assumir um papel influente no governo com Trump.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
SEC processa Elon Musk por suposta fraude na divulgação de propriedade do Twitter
Ouvir a notícia
SEC processa Elon Musk por suposta fraude na divulgação de propriedade do Twitter - SEC processa Elon Musk por suposta fraude na divulgação de propriedade do Twitter
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) processou Elon Musk na terça-feira, acusando o bilionário de fraude de valores mobiliários em 2022. A SEC alega que Musk não revelou sua participação na Twitter, agora chamada de X, e adquiriu ações a preços "artificialmente baixos". O CEO da Tesla e SpaceX comprou a plataforma por US$ 44 bilhões e, antes da aquisição, já possuía mais de 5% das ações, o que exigiria divulgação pública.
De acordo com a queixa da SEC, Musk não seguiu as regras de divulgação, o que lhe permitiu pagar pelo menos US$ 150 milhões a menos pelas ações adquiridas após o prazo para reportar sua propriedade financeira. A SEC investigava se Musk ou seus associados cometeram fraude enquanto ele vendia ações da Tesla e aumentava sua participação na Twitter antes do buyout alavancado.
Recentemente, Musk comentou em uma postagem no X que a SEC fez uma "demanda de acordo", pressionando-o a aceitar um acordo que incluiria uma multa em 48 horas ou "enfrentar acusações em várias contagens" relacionadas à compra das ações. Ele se aproxima de um papel potencialmente influente no governo, com o início do segundo mandato do presidente eleito Donald Trump em 20 de janeiro.
Musk, que foi um importante financiador de Trump durante a campanha, pode liderar um grupo consultivo focado em reduzir regulamentações que impactam suas empresas. A situação continua em desenvolvimento, com novas informações surgindo a qualquer momento.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.