05 de mar 2025
EUA acusam Moraes de censura enquanto impõem sigilo e criam paradoxo jurídico
Os EUA acusam Alexandre de Moraes de censura, enquanto ele regula empresas americanas. Processo contra Moraes foi colocado sob sigilo, limitando a transparência das audiências. Proposta no Congresso dos EUA visa proibir Moraes de entrar no país, sem citar seu nome. Colunista Josias de Souza destaca o paradoxo entre acusações e sigilo do processo. A situação reflete uma ofensiva coordenada contra Moraes, gerando polêmica internacional.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
EUA acusam Moraes de censura enquanto impõem sigilo e criam paradoxo jurídico
Ouvir a notícia
EUA acusam Moraes de censura enquanto impõem sigilo e criam paradoxo jurídico - EUA acusam Moraes de censura enquanto impõem sigilo e criam paradoxo jurídico
Os Estados Unidos estão em uma situação paradoxal ao acusar o ministro do STF, Alexandre de Moraes, de censura, enquanto impõem sigilo sobre o processo que o envolve, conforme destacou o colunista Josias de Souza no UOL News. A ação da plataforma de vídeos Rumble e da Trump Media contra Moraes foi colocada sob sigilo, o que impede a divulgação das transcrições das audiências, como revelou Jamil Chade. O processo foi aberto na Flórida, questionando as decisões de Moraes, que visam regulamentar a atuação de empresas americanas no Brasil.
Josias de Souza enfatizou que a acusação de censura contra Moraes se torna contraditória diante do sigilo imposto ao processo. Ele argumenta que Moraes deveria tornar públicas suas decisões e os motivos que as fundamentam. O caso gira em torno de ações do ministro relacionadas a Allan dos Santos, que não foram cumpridas, levando Moraes a tomar providências judiciais.
O colunista também observou que o sigilo reforça a ideia de uma ofensiva coordenada contra Moraes, caracterizando a situação como "esquisita". Além disso, o Congresso dos EUA está se preparando para aprovar uma proposta que, embora não mencione Moraes diretamente, visa proibi-lo de entrar no país. Com a maioria no Legislativo, o partido de Donald Trump parece inclinado a aprovar essa medida.
O UOL News, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, apresenta análises sobre temas relevantes, como este caso envolvendo Moraes. O programa pode ser assistido ao vivo na home do UOL e em diversas plataformas de TV.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.