Política

Mandado do TPI detalha acusações contra Rodrigo Duterte por crimes na guerra às drogas

Rodrigo Duterte foi preso em 11 de outubro de 2023 por mandado do TPI. Acusações incluem supervisão de assassinatos em massa na "guerra contra as drogas". Relação com o presidente Marcos se deteriorou, afetando sua filha, Sara Duterte. Mandado do TPI destaca que crimes ocorreram enquanto as Filipinas eram membro. A prisão pode mobilizar protestos e impactar as eleições de maio de 2025.

O ex-presidente filipino Rodrigo Duterte faz juramento enquanto participa de investigação do Senado sobre a guerra às drogas durante seu governo, em Manila (Foto: Jam Sta Rosa - 28.out.24/AFP)

O ex-presidente filipino Rodrigo Duterte faz juramento enquanto participa de investigação do Senado sobre a guerra às drogas durante seu governo, em Manila (Foto: Jam Sta Rosa - 28.out.24/AFP)

Ouvir a notícia

Mandado do TPI detalha acusações contra Rodrigo Duterte por crimes na guerra às drogas - Mandado do TPI detalha acusações contra Rodrigo Duterte por crimes na guerra às drogas

0:000:00

Um mandado de prisão de quinze páginas do Tribunal Penal Internacional (TPI) foi emitido contra o ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, que foi detido nesta terça-feira, 11 de março de 2024. O documento, conferido pela Reuters, detalha as acusações de "crimes contra a humanidade por assassinato" relacionados à sua controversa guerra contra as drogas, que resultou na morte de dezenas de milhares de pessoas, principalmente homens pobres sem vínculos comprovados com o narcotráfico. Duterte, que governou de 2016 a 2022, sempre defendeu suas ações como legítimas, alegando que a polícia agia em legítima defesa.

O mandado, emitido na sexta-feira, 7 de março, afirma que há motivos razoáveis para concluir que Duterte estava à frente do Esquadrão da Morte de Davao (DDS) e supervisionou a aplicação da lei durante seu mandato. Os juízes do TPI destacaram que os assassinatos ocorreram de forma sistemática e generalizada, com características comuns nos métodos e perfis das vítimas. O documento menciona que Duterte facilitou esses crimes ao planejar perseguições a suspeitos e oferecer incentivos a policiais para executar os assassinatos.

Duterte, que se encontrava em Hong Kong para apoiar candidatos nas eleições, foi detido ao retornar a Manila. Ele questionou a legalidade de sua detenção em um vídeo publicado por sua filha, Veronica, exigindo a apresentação da base legal para sua prisão. A situação se complica com a relação entre Duterte e o atual presidente Ferdinand Marcos Jr., que inicialmente se opôs à cooperação com o TPI, mas mudou de postura após tensões entre as duas famílias políticas.

A detenção de Duterte ocorre em um contexto de rivalidade política, onde sua filha, Sara Duterte, enfrenta um processo de impeachment que pode barrar suas ambições presidenciais. A popularidade dos Duterte ainda persiste, e a resposta do público à detenção pode influenciar as próximas eleições. Marcos, ao cumprir o mandado do TPI, enfrenta um dilema, já que muitos filipinos questionam a jurisdição do tribunal após a retirada das Filipinas em 2019.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela