06 de abr 2025
Palestino morre em prisão israelense após alegações de malnutrição prolongada
Adolescente palestino morreu em prisão israelense por provável desnutrição. Walid Khalid Ahmad, detido em setembro, não foi formalmente acusado. Autópsia revelou sinais de desnutrição severa e perda muscular significativa. Desde outubro de 2023, mais de 15 mil palestinos foram presos em Israel. Morte de Ahmad destaca abusos em prisões israelenses, incluindo crianças.
Courtesy of Ahmad family (Foto: Ahmad family)
Ouvir a notícia:
Palestino morre em prisão israelense após alegações de malnutrição prolongada
Ouvir a notícia
Palestino morre em prisão israelense após alegações de malnutrição prolongada - Palestino morre em prisão israelense após alegações de malnutrição prolongada
Um adolescente palestino morreu em uma prisão israelense, supostamente devido a "provável desnutrição prolongada", conforme apontou uma autópsia realizada por um patologista israelense. O jovem, que não pode ser identificado, é o primeiro menor a falecer sob custódia desde o início do conflito entre Hamas e Israel em outubro de 2023. Ele foi detido em sua casa em Silwad, na Cisjordânia, em setembro do ano passado, e sua família nega as acusações de crimes que teriam ocorrido entre 2020 e 2023.
A autópsia revelou sinais de perda severa de peso e massa muscular, indicando um estado de desnutrição extrema. O relatório mencionou que o jovem apresentava um estado de saúde crítico, com queixas de ingestão inadequada de alimentos desde dezembro de 2024. A família foi informada sobre sua morte dois dias após o falecimento, e o corpo permanece sob custódia das autoridades israelenses.
Desde o início do conflito, cerca de 15.700 palestinos foram detidos, segundo a Sociedade dos Prisioneiros Palestinos (PPS). A PPS e a Comissão de Assuntos dos Detidos afirmaram que a morte do adolescente evidencia o nível alarmante de abusos enfrentados por prisioneiros, incluindo crianças, nas prisões israelenses. A prisão onde ele estava, Megiddo, é uma das várias que têm sido alvo de críticas por condições inadequadas.
As autoridades israelenses afirmaram que uma equipe médica foi acionada após o relato inicial sobre a condição do detido e que uma investigação sobre o incidente foi iniciada. No entanto, não houve resposta imediata sobre as razões da detenção ou se o jovem havia sido formalmente acusado. A situação continua a gerar preocupações sobre os direitos humanos e as condições de detenção na região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.