09 de abr 2025
Prefeito de Eldorado e vice são denunciados por abuso de poder político após eleição
Prefeito de Eldorado, Noel Castelo, e seu vice são denunciados por abuso de poder político e contratação irregular de empresa.
Noel Castelo (Solidariedade) e seu vice, Joel Estevam (União), foram denunciados hoje pelo MP-SP (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Prefeito de Eldorado e vice são denunciados por abuso de poder político após eleição
Ouvir a notícia
Prefeito de Eldorado e vice são denunciados por abuso de poder político após eleição - Prefeito de Eldorado e vice são denunciados por abuso de poder político após eleição
O prefeito de Eldorado (SP), Noel Castelo (Solidariedade), e seu vice, Joel Estevam (União), foram denunciados pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por abuso de poder político. A denúncia ocorreu dois dias após a eleição de ambos e alega que Noel utilizou as redes sociais da prefeitura para promoção pessoal e descredibilização de adversários. Joel, como parte da chapa, também foi incluído na acusação.
Noel assumiu a prefeitura interinamente após a cassação do registro de Elói Fouquet (PSDB), que havia vencido as eleições de 2024 devido a condenações por improbidade administrativa. A denúncia do MP-SP, assinada pela promotora de Justiça Mayara Lippel, destaca que uma empresa contratada pela prefeitura foi utilizada para enaltecer Noel e atacar seus oponentes políticos.
A contratação da empresa ocorreu sem licitação, o que é considerado irregular. Além disso, foi identificado que um conhecido do proprietário da empresa monitorava e-mails destinados a propostas de concorrentes, o que poderia comprometer a concorrência. O MP-SP argumenta que essa prática favoreceu a promoção de Noel em detrimento de seus adversários.
A Justiça Eleitoral de Eldorado recebeu a denúncia e o UOL está buscando contato com os denunciados para obter um posicionamento. A situação levanta questões sobre a ética na administração pública e o uso de recursos públicos para fins pessoais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.