10 de abr 2025
População rejeita anistia a golpistas de 8 de janeiro e pede punição a Bolsonaro
Pesquisa Datafolha mostra que 56% dos brasileiros rejeitam anistia a golpistas de 8 de janeiro; 52% defendem prisão de Bolsonaro.
Manifestantes durante atos golpistas do 8 de janeiro (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo/08-01-2023)
Ouvir a notícia:
População rejeita anistia a golpistas de 8 de janeiro e pede punição a Bolsonaro
Ouvir a notícia
População rejeita anistia a golpistas de 8 de janeiro e pede punição a Bolsonaro - População rejeita anistia a golpistas de 8 de janeiro e pede punição a Bolsonaro
A população brasileira se posiciona majoritariamente contra a anistia aos responsáveis pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, conforme pesquisa do Datafolha. Cinquenta e seis por cento dos entrevistados se opõem à ideia de perdão, enquanto trinta e sete por cento a apoiam, um aumento modesto em relação a um ano atrás. Além disso, cinquenta e dois por cento acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ser preso, após ser tornado réu por tentativa de golpe de Estado.
As lideranças do Congresso indicam que não apoiarão a proposta de anistia, refletindo a vontade popular. A preservação da democracia, segundo especialistas, requer punições rigorosas para aqueles que a ameaçam. Os ataques ao Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal resultaram em danos significativos, mas o vandalismo foi apenas uma parte do problema, já que houve uma tentativa de incitar os militares a apoiar um golpe.
As penas aplicadas a alguns condenados podem ser vistas como severas, mas a Justiça possui mecanismos para revisão. Os julgamentos foram realizados com amplo direito de defesa, tornando desnecessária a discussão sobre anistia. As investigações da Polícia Federal apontam que Bolsonaro e seus aliados estavam envolvidos em um plano de golpe que não se concretizou devido à resistência dos líderes militares.
Embora Bolsonaro ainda tenha capacidade de mobilizar apoiadores, sua tentativa de gerar apoio popular para a anistia não teve sucesso, como mostra a pesquisa do Datafolha. A maioria da população continua a exigir punições para os culpados, reafirmando a importância da responsabilização em uma democracia consolidada.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.