Política

Justiça comum julgará ação de morador contra Jair Bolsonaro por danos morais

Justiça comum do Rio de Janeiro julgará ação de indenização contra Jair Bolsonaro por danos morais relacionados à sigla "CPX".

Fotos: arquivo (Foto: Arquivo)

Fotos: arquivo (Foto: Arquivo)

Ouvir a notícia

Justiça comum julgará ação de morador contra Jair Bolsonaro por danos morais - Justiça comum julgará ação de morador contra Jair Bolsonaro por danos morais

0:000:00

O Poder Judiciário do Rio de Janeiro decidiu que a Justiça comum deve julgar o processo de indenização por danos morais movido por um morador do Complexo do Alemão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação se originou de declarações feitas por Bolsonaro em 2022, quando ele associou a sigla "CPX" a traficantes, após Lula ser fotografado usando um boné com essa sigla.

O morador alega que as declarações de Bolsonaro atacaram sua honra e reputação. Inicialmente, a 5ª Vara Cível da Leopoldina rejeitou o caso, argumentando que deveria ser tratado pela Justiça eleitoral, devido ao contexto da campanha presidencial. No entanto, a Terceira Câmara de Direito Público reverteu essa decisão.

Em sua decisão, o desembargador relator, Rogério de Oliveira Souza, destacou que o pedido de indenização se refere a danos morais e não envolve questões eleitorais. Ele citou entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que permite que ofensas como calúnia e difamação sejam tratadas na Justiça cível.

O caso agora será analisado pela Justiça comum, permitindo que o autor busque reparação por danos morais. A decisão foi publicada em cinco de fevereiro e representa um desdobramento importante na relação entre declarações políticas e responsabilidade civil.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela