12 de abr 2025
Ministro do STF concede prisão domiciliar a Aildo Lima, envolvido em atos golpistas
Ministro do STF, Alexandre de Moraes, concede prisão domiciliar a Aildo Lima, preso por atos golpistas, em meio a pedidos de anistia.
Altas penas impostas a golpistas é fermento para discussão de anistia no Congresso (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Ministro do STF concede prisão domiciliar a Aildo Lima, envolvido em atos golpistas
Ouvir a notícia
Ministro do STF concede prisão domiciliar a Aildo Lima, envolvido em atos golpistas - Ministro do STF concede prisão domiciliar a Aildo Lima, envolvido em atos golpistas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu prisão domiciliar a Aildo Francisco de Lima, preso por sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A decisão inclui o uso de tornozeleira eletrônica e restrições nas redes sociais. Aildo foi preso em setembro de 2023 após uma operação da Polícia Federal.
Durante os distúrbios, Aildo fez uma transmissão ao vivo sentado na cadeira do próprio Moraes, em um dos edifícios mais danificados em Brasília. A decisão do ministro ocorre em meio a um aumento do discurso de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que pedem anistia para os condenados pelos atos antidemocráticos.
Aildo estava detido no Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos (SP) até a nova decisão. A defesa argumentou que a prisão domiciliar era necessária para que ele pudesse acompanhar o tratamento de saúde do pai, que passou por uma cirurgia de emergência para tratar um aneurisma de aorta.
A Primeira Turma do STF havia mantido a prisão de Aildo por unanimidade no ano seguinte à sua detenção. Agora, ele poderá responder ao processo em liberdade, sob as medidas cautelares impostas pelo ministro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.