15 de abr 2025
Regulamentação da inteligência artificial gera críticas por falta de punições ao setor público
Regulamento Europeu de Inteligência Artificial prevê multas severas, mas anteprojeto espanhol falha ao isentar Administração de penalidades.
Câmaras de vigilância do Ayuntamiento de Barcelona em Ciutat Vella (Foto: Gianluca Battista)
Ouvir a notícia:
Regulamentação da inteligência artificial gera críticas por falta de punições ao setor público
Ouvir a notícia
Regulamentação da inteligência artificial gera críticas por falta de punições ao setor público - Regulamentação da inteligência artificial gera críticas por falta de punições ao setor público
O anteprojeto de lei espanhol sobre Inteligência Artificial (IA) enfrenta críticas de organizações de direitos digitais por não prever multas para a Administração em casos de uso indevido. O texto, que visa regulamentar o uso da IA, propõe apenas amonestações e apercibimentos para entidades públicas que descumprirem as normas.
O Regulamento Europeu de IA estabelece penalidades severas, incluindo multas de até 35 milhões de euros ou 7% da receita anual das empresas infratoras. No entanto, a aplicação de sanções para órgãos públicos fica a critério de cada Estado membro, o que gera preocupações sobre a falta de responsabilidade no setor público. As críticas surgem especialmente em relação ao uso de tecnologias de identificação biométrica.
O anteprojeto espanhol, atualmente em fase de consulta pública, prevê penalizações que variam de muito graves a leves, mas exclui a imposição de multas para órgãos públicos. As organizações de direitos digitais argumentam que essa abordagem representa um agravo comparativo em relação às empresas, além de comprometer a proteção dos direitos dos cidadãos.
Especialistas, como Borja Adsuara, destacam a necessidade de um sistema que responsabilize a Administração por seus atos. Ele afirma que "se uma lei não tem regime sancionador, não é uma lei, mas um canto ao sol." A proposta de um registro de algoritmos públicos também é defendida para garantir a transparência e a supervisão do uso da IA por entidades governamentais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.