16 de abr 2025
STF deve julgar presencialmente denúncia contra Juscelino Filho após casos de Bolsonaro
A Primeira Turma do STF julgará presencialmente a denúncia da PGR contra Juscelino Filho, ex ministro das Comunicações, acusado de desvio de emendas. A decisão busca garantir igualdade de tratamento entre políticos da situação e da oposição, especialmente após o julgamento do ex presidente Jair Bolsonaro e aliados no inquérito do golpe. Juscelino Filho, que se demitiu após as acusações, reafirma sua inocência, destacando que a denúncia não implica culpa. O colegiado já tornou réus Bolsonaro e sete auxiliares, incluindo generais do Exército.
Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) (Foto: Rosinei Coutinho/STF)
Ouvir a notícia:
STF deve julgar presencialmente denúncia contra Juscelino Filho após casos de Bolsonaro
Ouvir a notícia
STF deve julgar presencialmente denúncia contra Juscelino Filho após casos de Bolsonaro - STF deve julgar presencialmente denúncia contra Juscelino Filho após casos de Bolsonaro
Os julgamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) estão em andamento, com a Primeira Turma decidindo realizar sessões presenciais. A medida visa garantir igualdade de tratamento entre políticos da situação e da oposição.
A Primeira Turma deve avaliar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-ministro Juscelino Filho, que se demitiu após ser acusado de desvio de emendas. A defesa de Juscelino Filho reafirma sua inocência e destaca que a denúncia não implica culpa.
No último dia 26, a turma tornou réus Bolsonaro e sete auxiliares, incluindo três generais do Exército, em votação unânime. Os ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino compõem o colegiado.
O julgamento do núcleo 2 da denúncia, que inclui figuras como o general Mário Fernandes e Filipe Martins, está agendado para o dia 22. A investigação sobre Juscelino Filho foi iniciada após reportagens sobre a destinação de verbas do orçamento secreto para obras em sua propriedade familiar.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.