Política

Jueza federal impõe aviso prévio de 21 dias para deportações de migrantes venezuelanos

Juíza federal determina que migrantes venezuelanos sejam notificados com 21 dias de antecedência sobre deportações, garantindo direito de apelação.

Um agente durante uma redada realizada em Denver, em 5 de fevereiro de 2025. (Foto: David Zalubowski/AP)

Um agente durante uma redada realizada em Denver, em 5 de fevereiro de 2025. (Foto: David Zalubowski/AP)

Ouvir a notícia

Jueza federal impõe aviso prévio de 21 dias para deportações de migrantes venezuelanos - Jueza federal impõe aviso prévio de 21 dias para deportações de migrantes venezuelanos

0:000:00

Decisão judicial altera deportações de migrantes venezuelanos nos EUA

Uma juíza federal de Colorado determinou que a Administração de Donald Trump deve notificar migrantes venezuelanos com 21 dias de antecedência sobre possíveis deportações. A medida permite que os afetados possam recorrer da decisão em tribunais, garantindo o direito ao devido processo legal.

A decisão da juíza Charlotte Sweeney surge após uma ação movida pela União Americana de Liberdades Civis (ACLU), que representa imigrantes deportados e questiona as expulsões para El Salvador. A ACLU argumenta que os migrantes devem ser informados sobre a deportação e ter a oportunidade de apelar em um prazo de 30 dias.

A notificação, segundo a decisão judicial, deve ser feita em um idioma que o indivíduo compreenda. Anteriormente, muitos migrantes eram notificados apenas 24 horas antes da deportação, em inglês e sem informações sobre seus direitos de apelação.

A ACLU criticou a prática anterior, afirmando que deportar alguém para uma possível prisão perpétua sem julgamento, em uma prisão conhecida por abusos, é inadmissível. Tim Macdonald, diretor legal da ACLU de Colorado, celebrou a decisão como um fim à tentativa ilegal do governo Trump de enviar migrantes para a mega prisão salvadorenha.

A decisão judicial representa um revés para a política de deportação de Trump, que tem sido alvo de críticas por supostas violações do devido processo legal. Organizações de direitos humanos, como a Human Rights Watch (HRW), alertam que a flexibilização das regras para migrantes pode representar uma ameaça para todos os cidadãos.

O ex-presidente Trump já havia manifestado sua insatisfação com a necessidade de processos judiciais para cada deportação, alegando que isso levaria 200 anos para julgar todos os casos pendentes.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela