Política

Bolsonaro expõe internação e busca apoio popular em meio a desafios políticos

Bolsonaro utiliza imagens de sua internação para fortalecer sua imagem política e mobilizar apoiadores, mesmo diante de desafios judiciais.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, em foto publicada no dia 22 de abril, durante internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). (Foto: Jair Bolsonaro no Instagram)

O ex-presidente Jair Bolsonaro, em foto publicada no dia 22 de abril, durante internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). (Foto: Jair Bolsonaro no Instagram)

Ouvir a notícia

Bolsonaro expõe internação e busca apoio popular em meio a desafios políticos - Bolsonaro expõe internação e busca apoio popular em meio a desafios políticos

0:000:00

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado na UTI do hospital DF Star, em Brasília, após uma cirurgia de desobstrução intestinal realizada no domingo (13). Ele compartilha imagens de sua internação nas redes sociais, mostrando sondas e cicatrizes, buscando reforçar sua imagem de liderança entre seus apoiadores.

Desde que foi internado, Bolsonaro já publicou mais de 20 postagens no Instagram, retratando sua condição de saúde. As imagens, segundo especialistas, evocam uma estética do grotesco, característica de seu governo, e visam unir o eleitorado de direita, mesmo com sua inelegibilidade até 2030.

Na quinta-feira (24), um boletim médico indicou piora em seu estado, com elevação da pressão arterial. No dia seguinte, a situação foi atualizada para estável, sem novos picos de pressão. A alta ainda não tem previsão. A professora Giselle Beiguelman, da Universidade de São Paulo, analisa que Bolsonaro busca emocionar seus apoiadores em um momento em que novos nomes surgem como possíveis candidatos à presidência em 2026.

Bolsonaro se apresenta como um sobrevivente, reforçando sua capacidade de liderança política. As imagens que publica não são apenas sobre sua saúde, mas também uma estratégia de comunicação. Ele se posiciona como uma "vítima resiliente", um homem comum que se aproxima de sua militância.

O ex-presidente já passou por cinco cirurgias desde o atentado em 2018. Durante sua internação atual, ele foi intimado sobre um processo relacionado a um suposto plano de golpe de Estado. Em um vídeo gravado na UTI, criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, enquanto estava sob cuidados médicos.

O doutor em comunicação Leandro Aguiar destaca que as fotos de Bolsonaro, embora simples, têm uma sofisticação estética e provocam indignação, tanto entre apoiadores quanto opositores. Essa indignação, segundo ele, é uma força motriz do bolsonarismo, permitindo que o ex-presidente mantenha um espaço na mídia.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela