30 de abr 2025
Erika Hilton aciona ONU após mudança de gênero em visto dos Estados Unidos
Deputada Erika Hilton aciona ONU após novo visto a identifica como masculino, cancelando viagem à Brazil Conference em Harvard.
Erika Hilton (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Erika Hilton aciona ONU após mudança de gênero em visto dos Estados Unidos
Ouvir a notícia
Erika Hilton aciona ONU após mudança de gênero em visto dos Estados Unidos - Erika Hilton aciona ONU após mudança de gênero em visto dos Estados Unidos
Após ser identificada como masculino em um novo visto dos Estados Unidos, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A parlamentar desistiu de participar da Brazil Conference em Harvard devido à alteração em sua documentação, que não respeitou sua identidade de gênero.
Hilton, que teve seu gênero reconhecido como feminino em um visto anterior, expedido durante o governo de Joe Biden, expressou sua indignação em uma publicação no Instagram. Ela afirmou que é seu direito, como parlamentar brasileira, ter sua identidade e documentação respeitadas em missões oficiais. A deputada destacou que conta com o apoio de mais de 150 entidades parlamentares do Brasil e da América.
A parlamentar ressaltou a existência de acordos internacionais que garantem os direitos de pessoas trans. “Se os EUA quiserem desrespeitar esses acordos e a inviolabilidade diplomática de representantes estrangeiros, que assumam isso abertamente”, afirmou Hilton. O novo visto, que levou à sua desistência da viagem, foi emitido em meados de abril de 2025.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.