06 de mai 2025
Juiz determina que Trump aceite entrada de quase 12 mil refugiados nos EUA
Juiz federal determina que Trump deve permitir a entrada de quase 12 mil refugiados, desafiando a política migratória restritiva do governo.
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve um argumento rejeitado no tribunal de apelações (Foto: Carl Court/AFP)
Ouvir a notícia:
Juiz determina que Trump aceite entrada de quase 12 mil refugiados nos EUA
Ouvir a notícia
Juiz determina que Trump aceite entrada de quase 12 mil refugiados nos EUA - Juiz determina que Trump aceite entrada de quase 12 mil refugiados nos EUA
Um juiz distrital federal dos Estados Unidos em Seattle determinou, nesta segunda-feira (5), que o governo do presidente Donald Trump deve permitir a entrada de quase 12 mil refugiados no país. A decisão contraria a tentativa da administração de limitar a admissão a apenas 160 pessoas. O juiz Jamal Whitehead destacou que a interpretação do governo é uma "manobra interpretativa" e que os EUA têm a obrigação de acolher aqueles que já obtiveram o status de proteção humanitária.
A ordem judicial reafirma os limites impostos por um tribunal de apelação, que havia autorizado a suspensão temporária do programa de admissão de refugiados, mas deixou claro que as pessoas com status de refúgio devem ser recebidas. O governo Trump havia argumentado que a admissão deveria se restringir a um número muito menor de refugiados, mas o juiz rejeitou essa posição, afirmando que a interpretação do governo não se sustenta legalmente.
Contexto Legal
Whitehead já havia bloqueado, em fevereiro, um decreto de Trump que suspendia o sistema de admissão de refugiados, alegando que violava a Lei de Refúgio de 1980. Essa legislação estabelece que os EUA devem proteger pessoas fora do país que enfrentam perseguições. A decisão do juiz foi contestada pelo 9º Circuito da Corte de Apelações, mas a interpretação atual reafirma a necessidade de acolhimento.
Organizações religiosas e humanitárias, como a HIAS e o Church World Service, moveram a ação judicial, argumentando que muitos refugiados estavam em situação de limbo, após venderem seus bens para viajar. O reassentamento de refugiados é uma das poucas maneiras legais de obter cidadania americana.
A administração anterior, sob Joe Biden, ampliou os requisitos do programa de refugiados, incluindo populações afetadas pela mudança climática, enquanto Trump implementou políticas rigorosas de deportação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.