Política

El Funky enfrenta deportação e teme por sua vida após rejeição de residência nos EUA

El Funky, rapper cubano, pode ser deportado para Cuba após ter sua solicitação de Residência Permanente negada pelos EUA.

Eliexer Márquez Duany 'El Funky' no videoclipe de sua canção WARRIOR. (Foto: RR SS)

Eliexer Márquez Duany 'El Funky' no videoclipe de sua canção WARRIOR. (Foto: RR SS)

Ouvir a notícia

El Funky enfrenta deportação e teme por sua vida após rejeição de residência nos EUA - El Funky enfrenta deportação e teme por sua vida após rejeição de residência nos EUA

0:000:00

El Funky, rapper cubano, enfrenta a possibilidade de deportação para Cuba após o governo dos Estados Unidos rejeitar sua solicitação de Residência Permanente. A decisão foi comunicada ao artista em um documento do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) no dia trinta de abril. O motivo da rejeição foram antecedentes penais relacionados a uma condenação em Cuba por posse de maconha.

O rapper, que se destacou na canção "Patria y Vida", um hino de protesto contra o regime cubano, expressou sua preocupação com a possibilidade de retornar a um país onde sua vida estaria em risco. “Saber que pude sair de esse inferno e só pensar em que possa regresar me faz sentir bastante mal”, afirmou El Funky. Ele teme que, ao voltar, possa ser alvo de novas acusações fabricadas pelo governo cubano.

El Funky chegou aos Estados Unidos em 2021, sob condições restritivas, e desde então se tornou uma voz importante na luta contra a repressão em Cuba. Outros artistas, como Maykel Osorbo, também enfrentam situações semelhantes, permanecendo presos em Cuba por suas opiniões políticas. O rapper acredita que sua deportação seria um “suicídio”, dada a situação dos opositores no país.

A comunidade cubana no exílio demonstrou solidariedade a El Funky, que espera apoio para reverter a decisão. Ele destacou que sua intenção ao chegar aos Estados Unidos era focar em sua música e continuar sua luta artística. A situação do rapper reflete um contexto mais amplo de deportações que afetam muitos cubanos que buscam segurança e liberdade fora da ilha.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela