Política

Estudante turca é libertada após seis semanas em centro de detenção nos EUA

Estudante da Universidade de Tufts, Rümeysa Öztürk, é liberada após seis semanas de detenção por criticar a resposta da instituição ao conflito em Gaza.

Rumeysa Ozturk (centro), depois de ser liberada de um centro de detenção migratória, em Basile, Luisiana, no dia 9 de maio de 2025. (Foto: AP)

Rumeysa Ozturk (centro), depois de ser liberada de um centro de detenção migratória, em Basile, Luisiana, no dia 9 de maio de 2025. (Foto: AP)

Ouvir a notícia

Estudante turca é libertada após seis semanas em centro de detenção nos EUA - Estudante turca é libertada após seis semanas em centro de detenção nos EUA

0:000:00

Rümeysa Öztürk, estudante da Universidade de Tufts, foi liberada na sexta-feira (9) após seis semanas de detenção em um centro de imigração na Louisiana. A decisão foi tomada pelo juiz federal William Sessions, que considerou que sua prisão violava a liberdade de expressão.

A detenção de Öztürk, de 30 anos, ocorreu em março, quando agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE) a prenderam em Somerville, Massachusetts. A ação gerou protestos, especialmente após a revelação de que sua prisão estava relacionada a um artigo que criticava a resposta da universidade ao conflito em Gaza.

Durante a audiência, Sessions afirmou que a detenção de Öztürk poderia intimidar a liberdade de expressão de muitos indivíduos nos Estados Unidos. O juiz destacou que a única justificativa apresentada pelas autoridades para a revogação de seu visto foi o artigo publicado no jornal estudantil The Tufts Daily, onde ela criticava a posição da universidade em relação a pedidos de desinvestimento em empresas ligadas a Israel.

Öztürk não enfrentará restrições de viagem enquanto seu caso prossegue nos tribunais. O juiz também descartou que ela representasse um risco para a comunidade ou que houvesse possibilidade de fuga. A estudante relatou que sua detenção afetou sua saúde, resultando em crises de asma devido às condições do centro de detenção.

A Universidade de Tufts anunciou que planeja ajudar Öztürk com moradia após sua liberação. A estudante, que está em processo de conclusão de sua tese de doutorado, expressou sua determinação em continuar seus estudos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela