10 de mai 2025
Janja Lula visita pontos históricos na Rússia antes da chegada de Lula ao país
Viagem da primeira dama à Rússia gera ação judicial sobre custos e legalidade, enquanto AGU estabelece regras de transparência para gastos.
A primeira-dama, Janja, desembarcou na Rússia e visitou o Kremlin (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Ouvir a notícia:
Janja Lula visita pontos históricos na Rússia antes da chegada de Lula ao país
Ouvir a notícia
Janja Lula visita pontos históricos na Rússia antes da chegada de Lula ao país - Janja Lula visita pontos históricos na Rússia antes da chegada de Lula ao país
Durante sua visita à Rússia, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, explorou importantes pontos culturais e históricos. Ela chegou a Moscou no dia 2 de maio, quatro dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e participou de uma agenda que incluiu visitas ao Kremlin, ao Teatro Bolshoi e ao Museu Hermitage.
A primeira-dama também esteve em São Petersburgo, onde se encontrou com professores e alunos da Universidade Estatal de São Petersburgo, abordando a importância do ensino de português. Janja assistiu ao ballet "Lago dos Cisnes" no Teatro Mariinsky e destacou a necessidade de "mostrar o Brasil real para os russos". Após a chegada de Lula, no dia 7, ela o acompanhou em compromissos oficiais, incluindo jantares com o presidente russo, Vladimir Putin.
Ação Judicial
A viagem de Janja gerou uma ação judicial na Justiça Federal do Distrito Federal, questionando a legalidade e os custos da visita. O vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) e o advogado Jeffrey Chiquini alegam que os gastos são excessivos para os cofres públicos. A ação pede a suspensão de pagamentos e a apresentação de documentos sobre as viagens internacionais da primeira-dama.
Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu um parecer sobre a transparência nos gastos de viagens internacionais da primeira-dama. O documento estabelece regras para a divulgação de compromissos públicos e despesas, que devem ser disponibilizadas no portal da transparência. As novas diretrizes visam garantir maior clareza sobre o uso de recursos públicos em deslocamentos oficiais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.