Política

Polícia desmantela laboratório de metanfetamina com 1.600 quilos da droga em Valencia

A produção de drogas sintéticas na Espanha cresce rapidamente, com nove laboratórios desmantelados em 2024, incluindo um em Sueca com 1.600 kg de metanfetamina.

Agentes da polícia nacional trabalham em um laboratório de droga sintética desmantelado em El Puig (Valencia) em novembro de 2024. (Foto: Polícia Nacional)

Agentes da polícia nacional trabalham em um laboratório de droga sintética desmantelado em El Puig (Valencia) em novembro de 2024. (Foto: Polícia Nacional)

Ouvir a notícia

Polícia desmantela laboratório de metanfetamina com 1.600 quilos da droga em Valencia - Polícia desmantela laboratório de metanfetamina com 1.600 quilos da droga em Valencia

0:000:00

A polícia nacional da Espanha desmantelou, em janeiro de 2024, um laboratório de metanfetamina em Sueca, Valencia, com 1.600 quilos da droga prontos para distribuição. A operação, chamada Chamizo, revela um aumento na produção de drogas sintéticas no país, que antes era apenas um ponto de passagem.

Os investigadores da comissaria de Benidorm estavam monitorando um grupo de narcotraficantes envolvidos com drogas sintéticas, como MDMA e éxtase. A descoberta do laboratório, que possuía maquinário sofisticado, surpreendeu as autoridades, pois o local parecia abandonado. A quantidade de metanfetamina encontrada poderia gerar R$ 105 milhões em lucros para os traficantes.

Desde o início de 2024, nove laboratórios de drogas sintéticas foram desmantelados na Espanha, a maioria no Levante. Antes, o país não tinha organizações dedicadas à fabricação de drogas sintéticas, sendo apenas um importador. O aumento da produção é atribuído a fatores como a geografia favorável e a entrada de narcotraficantes mexicanos.

Crescimento da Produção

O inspector da Brigada Central de Estupefacientes, J., destacou que a Espanha se tornou um novo centro de produção de drogas sintéticas. A presença de laboratórios está crescendo, com um sendo desmantelado a cada dois meses. A situação é alarmante, pois a produção de drogas sintéticas também aumentou em outros países europeus, como Polônia e Alemanha.

Além disso, a polícia está desenvolvendo protocolos para garantir a segurança dos agentes ao abordar esses laboratórios. Em uma operação em Morón de la Frontera, um incêndio revelou um laboratório, onde foram encontrados equipamentos avaliados em R$ 500 mil. A polícia também identificou que as organizações frequentemente financiam suas atividades com lucros do tráfico de cannabis.

Desafios e Respostas

A crescente produção de drogas sintéticas na Europa é uma preocupação para as autoridades. Um relatório da Europol indica que a região se tornou um importante produtor de narcóticos químicos. O inspector J. observou que o perfil do consumidor mudou, buscando experiências novas e diferentes substâncias.

A polícia espanhola intensificou suas operações contra essas organizações, reconhecendo a necessidade de se adaptar a essa nova realidade. O aumento das operações em 2024 reflete a urgência em combater essa ameaça crescente ao bem-estar público.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela