13 de mai 2025
Homem é condenado a 12 anos por ameaçar deputadas e praticar crimes cibernéticos em MG
Homem é condenado a 12 anos e 9 meses por ameaçar deputadas em Minas Gerais; operação revela planejamento em fóruns de violência na internet.
Foto: MP-MG
Ouvir a notícia:
Homem é condenado a 12 anos por ameaçar deputadas e praticar crimes cibernéticos em MG
Ouvir a notícia
Homem é condenado a 12 anos por ameaçar deputadas e praticar crimes cibernéticos em MG - Homem é condenado a 12 anos por ameaçar deputadas e praticar crimes cibernéticos em MG
A primeira instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou um homem a 12 anos e 9 meses de prisão por ameaçar de estupro e morte três deputadas estaduais: Lohanna França (PV), Bella Gonçalves (PSOL) e Beatriz Cerqueira (PT). O réu utilizava pseudônimos e técnicas para ocultar suas ações, conforme informações do Ministério Público de Minas Gerais.
Além das ameaças, o homem foi acusado de denunciação caluniosa, violência psicológica, e a transmissão de fotos e vídeos pornográficos de adolescentes. O promotor de Justiça André Salles Dias Pinto, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos do MP-MG, destacou que a sentença é um marco no combate aos crimes cibernéticos.
Operação Di@na
Em maio de 2024, uma força-tarefa das polícias Civil e Militar de Minas Gerais, junto ao MP-MG, prendeu o acusado durante a terceira fase da Operação Di@na, em Olinda (PE). A operação revelou que as ameaças foram planejadas em fóruns da internet, conhecidos como chans, que promovem incitação à violência e pedofilia.
O nome da operação faz referência à deusa da caça, que simboliza a proteção de mulheres e crianças, enquanto o "@" representa os crimes cibernéticos investigados. A condenação do réu é um passo significativo na luta contra a violência e os crimes virtuais no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.