15 de mai 2025
Trump não chamou Lula de 'palhaço corrupto'; áudio foi manipulado com IA
Áudio de Donald Trump chamando Lula de "palhaço corrupto" é manipulação digital. Discurso original não menciona o presidente brasileiro.
Trump não chamou Lula de "palhaço corrupto"; áudio foi manipulado (Foto: Projeto Comprova)
Ouvir a notícia:
Trump não chamou Lula de 'palhaço corrupto'; áudio foi manipulado com IA
Ouvir a notícia
Trump não chamou Lula de 'palhaço corrupto'; áudio foi manipulado com IA - Trump não chamou Lula de 'palhaço corrupto'; áudio foi manipulado com IA
Uma publicação viral distorceu um discurso de Donald Trump, fazendo-o parecer que o ex-presidente dos Estados Unidos chamava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "palhaço corrupto". A manipulação foi confirmada por ferramentas de detecção de conteúdo adulterado.
O vídeo, que circulou principalmente no TikTok, apresenta um áudio alterado de um evento realizado em julho de 2022, onde Trump não mencionou Lula ou o Brasil. Na ocasião, o foco do discurso foi em temas como imigração e inflação, enquanto Jair Bolsonaro era o presidente do Brasil.
A verificação realizada pelo Comprova revelou que o áudio foi manipulado digitalmente. A análise indicou que 99,9% do conteúdo é adulterado, utilizando inteligência artificial. O próprio usuário que postou o vídeo no TikTok admitiu que o material foi gerado por IA, mas muitos que compartilharam a gravação em outras plataformas não sinalizaram a manipulação.
O discurso original de Trump ocorreu em um evento da America First Policy Institute (AFPI) em Washington. Durante a fala de mais de uma hora e meia, não houve qualquer referência a Lula, que só foi reeleito em outubro de 2022 e tomou posse em janeiro de 2023.
O alcance da publicação foi significativo, acumulando 1,9 milhão de visualizações, mais de 120 mil curtidas e 22 mil compartilhamentos até o dia 8 de maio. O Comprova, que investiga conteúdos suspeitos nas redes sociais, já havia alertado sobre a proliferação de informações manipuladas, especialmente em contextos políticos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.