24 de jan 2025
Post enganoso compara posses de Trump e Lula com imagens fora de contexto
Post enganoso comparou posses de Trump e Lula com fotos fora de contexto. Imagem de Lula é de 2018, não relacionada à sua posse de 2023. Foto de Trump, datada de 2015, não é da cerimônia de posse de 2021. Publicação teve grande alcance, com mais de 783 mil visualizações. Comprova investiga conteúdos enganosos para esclarecer informações públicas.
24.jan.2025 - Fotos não são de cerimônias de posse de nenhum dos dois presidentes (Foto: Projeto Comprova)
Ouvir a notícia:
Post enganoso compara posses de Trump e Lula com imagens fora de contexto
Ouvir a notícia
Post enganoso compara posses de Trump e Lula com imagens fora de contexto - Post enganoso compara posses de Trump e Lula com imagens fora de contexto
Um post circulou nas redes sociais comparando a posse de Donald Trump com a de Luiz Inácio Lula da Silva, sugerindo que a cerimônia do brasileiro incluiu a exibição de dois homens se beijando. A imagem utilizada é real, mas foi capturada em janeiro de 2018, durante um ato de apoio a Lula, e não em sua posse de 2023. O evento ocorreu em São Paulo, onde artistas e intelectuais se manifestaram contra a condenação do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá.
A foto de Trump também não é da sua posse, realizada em 20 de janeiro de 2024. O clique, que mostra Trump e sua esposa Melania, foi tirado em maio de 2015, durante uma luta de boxe em Las Vegas. O post enganoso foi publicado por um perfil humorístico, mas gerou confusão entre os seguidores, que acreditaram na veracidade das informações.
O Comprova, projeto que investiga conteúdos suspeitos nas redes sociais, classificou a publicação como enganosa, pois retira as imagens de seus contextos originais, alterando seu significado. O post alcançou pelo menos 783,1 mil visualizações até 21 de janeiro de 2024, evidenciando a disseminação de informações imprecisas.
A investigação do Comprova é parte de um esforço maior para monitorar e esclarecer conteúdos que possam impactar a opinião pública, especialmente em temas sensíveis como política e eleições. O projeto é composto por 40 veículos de imprensa brasileiros e busca desmistificar informações que circulam nas redes sociais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.