16 de mai 2025
Supremo Tribunal Federal derruba lei do Tocantins sobre corte de água e energia
Ministro André Mendonça vota pela inconstitucionalidade de lei do Tocantins que proíbe corte de água e energia por atraso de até 60 dias.
Ministro André Mendonça durante a sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realizada em 11 de junho de 2024 no STF. (Foto: Andressa Anholete/SCO/STF)
Ouvir a notícia:
Supremo Tribunal Federal derruba lei do Tocantins sobre corte de água e energia
Ouvir a notícia
Supremo Tribunal Federal derruba lei do Tocantins sobre corte de água e energia - Supremo Tribunal Federal derruba lei do Tocantins sobre corte de água e energia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, votou nesta sexta-feira, 16 de maio, pela derrubada de uma lei do Tocantins que proibia o corte de água e energia elétrica por atraso de pagamento inferior a 60 dias. A decisão foi tomada em resposta a uma ação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento, que questionou a norma de 2019.
Mendonça argumentou que a lei é inconstitucional, pois trata de matérias que são de competência da União e dos municípios. Ele destacou que a energia elétrica é uma questão de competência federal, enquanto o fornecimento de água é regulado localmente. O relator afirmou que a norma estadual interferiu em temas que não deveriam ser regulamentados por leis locais.
A Assembleia Legislativa do Tocantins defendeu a validade da lei, alegando que a jurisprudência admite normas locais sobre direitos do consumidor, incluindo serviços essenciais. O governo do estado também se posicionou contra a ação. Em contrapartida, a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República apoiaram a posição da associação de saneamento.
O julgamento está em andamento no plenário virtual do STF e deve ser concluído na próxima sexta-feira, 23 de maio.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.