20 de mai 2025
Yakuza é presa por operar escritório próximo a biblioteca em Tóquio
Quatro homens foram presos em Tóquio por operar um escritório da yakuza a menos de 200 metros de uma biblioteca, desafiando leis locais.
Foto de um homem segurando um cartaz em uma manifestação. (Foto: Richard Atrero de Guzman/Anadolu Agency/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Yakuza é presa por operar escritório próximo a biblioteca em Tóquio
Ouvir a notícia
Yakuza é presa por operar escritório próximo a biblioteca em Tóquio - Yakuza é presa por operar escritório próximo a biblioteca em Tóquio
Quatro homens foram detidos em Tóquio por operarem um escritório da yakuza a menos de duzentos metros de uma biblioteca. As prisões ocorreram na última semana, e os suspeitos têm idades entre cinquenta e cinco e setenta e sete anos. Eles foram acusados de conspirar para manter a operação entre junho de 2024 e fevereiro de 2025, desafiando as leis locais que proíbem a presença de organizações criminosas em áreas próximas a instituições públicas.
O homem mais velho, de setenta e sete anos, é associado ao Sumiyoshi-kai, uma das maiores facções da yakuza. As autoridades policiais afirmaram que a cidade possui regras rigorosas para limitar a atuação da yakuza, parte de uma campanha para combater o crime organizado. As gangues, conhecidas por suas hierarquias e códigos de honra, estão envolvidas em atividades como extorsão, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.
Historicamente, a yakuza teve um auge na década de sessenta, com mais de cento e oitenta e quatro mil membros. Contudo, o número de integrantes caiu para dezoito mil e oitocentos em 2024, o menor registro até hoje, devido a repressões policiais e regulamentações mais severas. Em Tóquio, as yakuza não podem operar em um raio de duzentos metros de escolas, centros de bem-estar infantil, museus e bibliotecas.
As novas regras dificultaram a sobrevivência das gangues, tornando ilegal recrutá-las ou manter relações comerciais com elas. Recentemente, a maior facção yakuza, o Yamaguchi-gumi, comprometeu-se a encerrar conflitos internos após um aumento na vigilância policial.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.