22 de mai 2025
STF veta gravação de audiências sobre suposta trama golpista e gera polêmica
STF veta cobertura da imprensa em audiências sobre suposta trama golpista de 2022. Partido Novo pede revisão, mas análise não tem previsão.
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em julgamento no STF da denúncia do núcleo 1 na trama golpista de 2022 (Foto: Antonio Augusto/STF)
Ouvir a notícia:
STF veta gravação de audiências sobre suposta trama golpista e gera polêmica
Ouvir a notícia
STF veta gravação de audiências sobre suposta trama golpista e gera polêmica - STF veta gravação de audiências sobre suposta trama golpista e gera polêmica
O Supremo Tribunal Federal (STF) não tem previsão para analisar um mandado de segurança do partido Novo, que busca garantir a cobertura da imprensa nas audiências sobre a suposta trama golpista de 2022, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O veto do STF impede a gravação de áudios e imagens durante as sessões, que ocorrerão entre 19 de maio e 2 de junho, e restringe a presença de jornalistas a um telão.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) já manifestou seu descontentamento, pedindo que a corte reconsidere a decisão. O líder do Novo na Câmara, Marcel van Hattem, criticou a proibição, afirmando que é um "atentado à liberdade de imprensa" e que não há justificativa para ocultar depoimentos em um processo de grande relevância pública.
O mandado de segurança apresentado pelo Novo foi protocolado na última segunda-feira (19) e, até esta quinta-feira (22), apenas recebeu um número, sem distribuição para um ministro. O regimento do STF estabelece que a corte deve processar pedidos em até 48 horas, mas o tribunal não informou quando analisará a solicitação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.