Política

Defesa de Bolsonaro pede adiamento de audiências por falta de acesso a provas da PF

Defesa de Jair Bolsonaro solicita adiamento de audiências por dificuldades em acessar 40 terabytes de dados da Polícia Federal.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, em 26 de março de 2025, após se tornar réu no STF. (Foto: Sergio Lima/AFP)

O ex-presidente Jair Bolsonaro, em 26 de março de 2025, após se tornar réu no STF. (Foto: Sergio Lima/AFP)

Ouvir a notícia

Defesa de Bolsonaro pede adiamento de audiências por falta de acesso a provas da PF - Defesa de Bolsonaro pede adiamento de audiências por falta de acesso a provas da PF

0:000:00

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira, 23, solicitando o adiamento das audiências de testemunhas no processo relacionado ao golpe de Estado. Os advogados argumentam que enfrentam dificuldades para acessar mais de 40 terabytes de dados da Polícia Federal, o que compromete a defesa.

Os advogados Celso Sanchez Vilardi, Daniel Bettamio Tesser e Paulo da Cunha Bueno afirmam que o material começou a ser disponibilizado apenas em 14 de maio, poucos dias antes do início das audiências, marcadas para 19 de maio. Eles destacam que as dificuldades técnicas, como a falta de senhas e links, dificultam a localização de documentos entre “milhares de arquivos” organizados em 96 pastas.

A defesa enfatiza que o tempo para examinar as provas é insuficiente e que a instrução do processo, que deve ser concluída até 2 de junho, está ocorrendo sem a análise adequada do conteúdo. “A mensagem recortada precisa ser contextualizada”, afirmam os advogados. Desde o início das oitivas, a defesa tem tentado atrasar os depoimentos, alegando a falta de tempo para análise das provas.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, já rejeitou pedidos anteriores da defesa com a mesma justificativa. Moraes argumenta que as novas provas não alteram a denúncia da Procuradoria-Geral da República, que acusa Bolsonaro de crimes como organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela