Política

Juiz federal impede transferência de gestão de empréstimos estudantis para o SBA

Juiz federal bloqueia transferência de R$ 1,6 trilhão em empréstimos estudantis para a SBA, mantendo gestão no Departamento de Educação.

Pessoas passam pela sede da Administração de Pequenos Negócios dos Estados Unidos na área do Southwest Federal Center em 24 de março de 2025, em Washington, DC. (Foto: Chip Somodevilla)

Pessoas passam pela sede da Administração de Pequenos Negócios dos Estados Unidos na área do Southwest Federal Center em 24 de março de 2025, em Washington, DC. (Foto: Chip Somodevilla)

Ouvir a notícia

Juiz federal impede transferência de gestão de empréstimos estudantis para o SBA - Juiz federal impede transferência de gestão de empréstimos estudantis para o SBA

0:000:00

Um juiz federal emitiu uma liminar que impede a transferência de mais de R$ 1,6 trilhões em empréstimos estudantis do Departamento de Educação dos Estados Unidos para a Administração de Pequenas Empresas (SBA). A decisão do juiz Myong J. Joun, datada de 22 de maio, determina a reintegração de mais de 1.300 funcionários do Departamento de Educação, mantendo a gestão dos empréstimos sob sua responsabilidade.

O plano de transferência havia sido anunciado pelo governo Trump em 21 de março, com a intenção de mover mais de 40 milhões de contas de empréstimos estudantis para a SBA. O presidente afirmou que a agência estava "pronta" para assumir essa função. A decisão do juiz foi criticada por Madi Biedermann, vice-secretária adjunta de comunicações do Departamento de Educação, que a classificou como uma "interferência" de um juiz de esquerda.

Sarah Sattelmeyer, diretora de projetos da New America, considerou a decisão uma boa notícia para os mutuários, afirmando que a transferência poderia causar confusão e reduzir a eficácia dos programas de apoio aos estudantes. Especialistas em educação superior, como Mark Kantrowitz, alertam que a SBA não possui experiência na gestão de empréstimos estudantis e que uma mudança desse tipo exigiria uma ação do Congresso.

Além disso, a proposta de transferência gerou preocupações sobre possíveis erros e a proteção da privacidade dos mutuários, já que problemas semelhantes ocorreram em transferências menores entre prestadores de serviços de empréstimos. A administração Trump já solicitou que a decisão do juiz seja suspensa enquanto aguarda um recurso.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela