30 de jun 2025


Trump processa Los Angeles e sua prefeita por políticas de proteção a imigrantes
Departamento de Justiça processa Los Ángeles por políticas de cidade santuario, alegando aumento da violência e obstrução das leis federais.

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, após as protestas ocorridas em 10 de junho na cidade. (Foto: CAROLINE BREHMAN/EFE)
Ouvir a notícia:
Trump processa Los Angeles e sua prefeita por políticas de proteção a imigrantes
Ouvir a notícia
Trump processa Los Angeles e sua prefeita por políticas de proteção a imigrantes - Trump processa Los Angeles e sua prefeita por políticas de proteção a imigrantes
O Departamento de Justiça dos EUA processou a cidade de Los Ángeles e sua prefeita, Karen Bass, nesta segunda-feira, 30 de outubro de 2024. A ação judicial alega que as políticas de cidade santuario da cidade interferem nas leis federais de imigração, contribuindo para o aumento da violência e do caos na região.
Em novembro de 2024, Los Ángeles foi oficialmente declarada cidade santuario, proibindo o uso de recursos locais para auxiliar na perseguição de imigrantes. A administração de Donald Trump criticou essa decisão, considerando-a ilegal e um obstáculo à aplicação das normas federais. A procuradora-geral, Pamela Bondi, afirmou que as políticas de proteção aos imigrantes têm gerado distúrbios e vandalismo na cidade.
A demanda do governo federal menciona que a recusa de Los Ángeles em cooperar com as autoridades de imigração resultou em uma situação de "anarquia" durante protestos em junho, quando centenas de pessoas se manifestaram contra as operações do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE). A ação judicial destaca que a cidade obstrui a aplicação das leis federais, o que, segundo a acusação, é uma violação das obrigações impostas pelo Congresso.
Além disso, a ação judicial cita que a cidade se tornou um centro de resistência às políticas de deportação em massa, intensificadas pelo envio de tropas da Guarda Nacional para a Califórnia. A prefeita Bass e o conselho municipal se reunirão para discutir uma resposta legal à acusação, buscando proteger os residentes de detenções arbitrárias.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.