Política

Hugo Motta viaja em jatinho da FAB para evento em Lisboa com Gilmar Mendes

Hugo Motta viajou para Portugal em avião da FAB, levantando dúvidas sobre a transparência no transporte de autoridades.

Hugo Motta em sessão na Câmara para votar projeto que cancela decreto do governo que elevou o IOF (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)

Hugo Motta em sessão na Câmara para votar projeto que cancela decreto do governo que elevou o IOF (Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo)

Ouvir a notícia

Hugo Motta viaja em jatinho da FAB para evento em Lisboa com Gilmar Mendes - Hugo Motta viaja em jatinho da FAB para evento em Lisboa com Gilmar Mendes

0:000:00

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), embarcou na noite de segunda-feira (30) em um avião da FAB rumo a Portugal para participar do Fórum Jurídico de Lisboa. O evento, que ocorre de 2 a 4 de julho, é promovido pela FGV e um instituto vinculado ao ministro do STF, Gilmar Mendes. Com o tema “O mundo em transformação – Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”, o fórum reúne autoridades dos três poderes, empresários e acadêmicos.

Relatos indicam que Motta ofereceu carona a outros parlamentares, mas a lista de passageiros não foi divulgada pela assessoria da Câmara. Fontes informaram que o avião, um modelo Legacy VC99 com capacidade para até 15 pessoas, decolou lotado. Um decreto de 2020 estabelece que cabe à Câmara prestar esclarecimentos sobre o transporte aéreo de autoridades.

Detalhes da Viagem

A utilização do avião da FAB para essa viagem levanta questionamentos, especialmente em contraste com a escolha de ministros do STF, que optaram por voos comerciais. A Câmara dos Deputados afirmou que a solicitação de informações sobre a lista de passageiros deve ser feita pela Lei de Acesso à Informação. A assessoria de Motta não respondeu aos questionamentos da reportagem.

No primeiro dia do evento, o presidente da Câmara participará de um painel sobre “reforma administrativa”, ao lado de Gilmar Mendes e outros especialistas. O painel será mediado pelo juiz Rodrigo Mudrovitsch, da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A aeronave utilizada por Motta é similar àquelas que transportaram materiais de saúde durante a pandemia de Covid-19.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela