02 de jul 2025

Associação das big techs promove almoço no 'Gilmarpalooza' e BTG planeja happy hour
Fórum de Lisboa discute presença de big techs no STF e levanta preocupações sobre conflitos de interesse em eventos paralelos.

Aplicativos das principais big techs no ramo de redes sociais. (Foto: Dongyu Xu/Adobe Stock)
Ouvir a notícia:
Associação das big techs promove almoço no 'Gilmarpalooza' e BTG planeja happy hour
Ouvir a notícia
Associação das big techs promove almoço no 'Gilmarpalooza' e BTG planeja happy hour - Associação das big techs promove almoço no 'Gilmarpalooza' e BTG planeja happy hour
BRASÍLIA - O Fórum de Lisboa, conhecido informalmente como Gilmarpalooza, é um evento de destaque no calendário político brasileiro, reunindo autoridades dos Três Poderes, advogados e executivos. Este ano, a Associação Latinoamericana de Internet (ALAI) organizará um almoço exclusivo para convidados, enquanto o BTG repetirá um happy hour para autoridades, levantando preocupações sobre possíveis conflitos de interesse.
A ALAI, que representa grandes empresas de tecnologia como Google, Meta, Amazon e TikTok, promoverá um almoço no tradicional restaurante Adega Tia Matilde nesta quarta-feira, 2. O evento visa discutir a presença dessas big techs em processos no Supremo Tribunal Federal (STF), onde várias delas estão envolvidas em ações judiciais. O diretor-executivo da ALAI, Raúl Echeberría, será um dos palestrantes em um painel sobre regulação de mercados digitais.
Entre os membros da ALAI, empresas como Google e Meta enfrentam múltiplos processos no STF, que contará com a participação de cinco ministros no Fórum. Juristas expressam preocupações sobre a interação entre empresários e magistrados, alertando para o acesso desigual e potenciais conflitos de interesse em encontros informais.
Eventos Paralelos
Além do almoço da ALAI, o BTG também terá um papel ativo no Fórum, oferecendo um happy hour para ministros e empresários. O banco, que possui ações em tramitação no STF, contará com a presença de cinco executivos como palestrantes, incluindo seu chairman, André Esteves. No ano passado, o happy hour do BTG foi um evento disputado, realizado em um ambiente reservado para facilitar a interação entre autoridades e empresários.
A ALAI enfatiza que o almoço em Lisboa faz parte de um esforço contínuo para promover diálogos respeitosos e produtivos entre diferentes setores. A associação busca fomentar a colaboração em políticas públicas que impactem o desenvolvimento digital na América Latina, incluindo o Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.