Política

Zambelli deve se apresentar hoje em Brasília após ser considerada foragida

Carla Zambelli deve desocupar apartamento funcional até 4 de julho ou enfrentar multa e indenização por ocupação irregular.

Deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo/18-10-2023)

Deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo/18-10-2023)

Ouvir a notícia

Zambelli deve se apresentar hoje em Brasília após ser considerada foragida - Zambelli deve se apresentar hoje em Brasília após ser considerada foragida

0:000:00

Foragida da Justiça desde maio, a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) deve desocupar seu apartamento funcional até 4 de julho. A parlamentar foi condenada a dez anos de prisão por sua participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prazo para a entrega do imóvel é de 30 dias após o licenciamento, que ocorreu em 5 de junho.

Caso não desocupe o apartamento, Zambelli poderá enfrentar uma multa de R$ 4.253 e uma indenização diária de R$ 283,53 por ocupação irregular. A defesa da deputada afirmou que não recebeu notificação oficial sobre a desocupação. Atualmente, o imóvel abriga seu filho, João Zambelli, e sua mãe, Rita.

Situação do Apartamento

O apartamento funcional de Zambelli está localizado em um edifício na Asa Sul, em Brasília. Segundo a Câmara dos Deputados, até a última quinta-feira (3), não havia outros parlamentares em situação irregular quanto à desocupação de imóveis funcionais. O suplente de Zambelli, Coronel Tadeu (PL), declarou que não pretende ocupar o apartamento, preferindo se hospedar em hotel durante suas visitas a Brasília.

A Câmara possui 432 apartamentos em Brasília, além de 15 imóveis classificados como reserva técnica. O suplente tem preferência para ocupar a unidade, mas até o momento não fez solicitação.

Fuga e Consequências

Zambelli está foragida desde 25 de maio, quando deixou o Brasil pela fronteira com a Argentina. A deputada, que possui cidadania italiana, acredita que estaria a salvo na Europa. Contudo, seu nome foi incluído na lista de alerta da Interpol, o que pode resultar em sua prisão mesmo fora do Brasil.

A condenação de Zambelli, que a tornou inelegível por oito anos, foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após sua ligação com o hacker Walter Delgatti. A deputada anunciou sua fuga em uma entrevista, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou sua prisão preventiva, que foi acatada pelo STF.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela