06 de jul 2025

Polícia colombiana prende 'El Costeño', quinto suspeito do atentado a Miguel Uribe Turbay
Elder José Arteaga Hernández, acusado de ser um dos responsáveis pelo atentado ao senador Miguel Uribe Turbay, foi preso em Bogotá.

Elder José Arteaga Hernández, conhecido como El Costeño, no momento de sua captura. (Foto: Ministério de Defesa)
Ouvir a notícia:
Polícia colombiana prende 'El Costeño', quinto suspeito do atentado a Miguel Uribe Turbay
Ouvir a notícia
Polícia colombiana prende 'El Costeño', quinto suspeito do atentado a Miguel Uribe Turbay - Polícia colombiana prende 'El Costeño', quinto suspeito do atentado a Miguel Uribe Turbay
As autoridades colombianas prenderam Elder José Arteaga Hernández, conhecido como 'el Costeño', neste sábado. A detenção ocorreu após a emissão de uma notificação vermelha da Interpol, que o identifica como um dos responsáveis pelo atentado contra o senador e precandidato presidencial Miguel Uribe Turbay.
A operação que resultou na captura de Arteaga foi realizada pela Polícia e pela Procuradoria em Engativá, Bogotá, onde Uribe Turbay foi gravemente ferido em 7 de junho. O general da Polícia, Carlos Fernando Triana, afirmou que 'el Costeño' teria induzido um menor de idade a realizar o ataque. Ele destacou que a prisão é um avanço significativo nas investigações.
Arteaga será apresentado a um juiz por tentativa de homicídio agravado, tráfico de armas e uso de menores para cometer crimes. A promotora Deicy Jaramillo Rivera informou que ele já possui antecedentes criminais por homicídio e tráfico de drogas, e que recebeu cerca de mil milhões de pesos pelo atentado. O menor envolvido e outros três adultos também foram detidos.
A captura de 'el Costeño' é vista como um passo importante para identificar os autores intelectuais do ataque. A Polícia continua a busca por mais evidências e possíveis cúmplices. O senador Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, permanece em estado grave na Fundação Santa Fe de Bogotá, onde passou por várias cirurgias desde o atentado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.