Política

Eduardo Bolsonaro alerta para ineficácia de sanções a Moraes sem ação de Trump

Eduardo Bolsonaro defende sanções de Trump a Alexandre de Moraes para pressionar o STF e alerta sobre riscos à oposição no Brasil.

Eduardo Bolsonaro (à esquerda) cobra do governo de Donald Trump (centro) sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes (à direita) (Foto: Gilmar Felix/Agência O Globo; Saul Loeb/AFP e Jorge William/Agência O Globo)

Eduardo Bolsonaro (à esquerda) cobra do governo de Donald Trump (centro) sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes (à direita) (Foto: Gilmar Felix/Agência O Globo; Saul Loeb/AFP e Jorge William/Agência O Globo)

Ouvir a notícia

Eduardo Bolsonaro alerta para ineficácia de sanções a Moraes sem ação de Trump - Eduardo Bolsonaro alerta para ineficácia de sanções a Moraes sem ação de Trump

0:000:00

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que as sanções do governo Trump ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, são essenciais para pressionar a Corte. A declaração ocorreu durante uma entrevista ao ex-assessor de Trump, Steve Bannon, no podcast War Room. Eduardo alertou que a demora na implementação das sanções pode consolidar o governo Lula e prejudicar a oposição.

Eduardo destacou que, se as sanções não forem adotadas rapidamente, o regime atual se fortalecerá. Ele comparou a situação do Brasil à da Venezuela, afirmando que as sanções poderiam interromper as agressões contra opositores políticos. O deputado acredita que a punição a Moraes poderia intimidar os demais ministros do STF, abrindo caminho para uma possível candidatura de seu pai, Jair Bolsonaro, em 2026.

As sanções Ofac, que proíbem transações de empresas americanas com os sancionados, foram descritas por Eduardo como um "remédio certo" contra a perseguição política. Ele se disse vítima de "lawfare" e justificou seu autoexílio nos Estados Unidos. Contudo, a ideia das sanções não é unânime entre os aliados de Bolsonaro. Um interlocutor jurídico alertou que uma sanção branda poderia dar a impressão de que a Casa Branca se distanciou do julgamento de Bolsonaro.

Eduardo Bolsonaro enfatizou que, se a oposição enfrentar o STF, o governo Lula será "varrido" do cenário político. Ele acredita que a única maneira de o governo atual se manter no poder seria impedir a candidatura de um membro da família Bolsonaro através do Judiciário.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela