08 de jul 2025
Gilmar Mendes investiga novo esquema de emendas no cenário político brasileiro
Ministro Gilmar Mendes autoriza investigação sobre corrupção em emendas parlamentares e bloqueia R$ 54 milhões de envolvidos.

Ministro do STF Gilmar Mendes (Foto: Carlos Moura/SCO/STF/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Gilmar Mendes investiga novo esquema de emendas no cenário político brasileiro
Ouvir a notícia
Gilmar Mendes investiga novo esquema de emendas no cenário político brasileiro - Gilmar Mendes investiga novo esquema de emendas no cenário político brasileiro
O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Gilmar Mendes, autorizou uma nova investigação sobre corrupção relacionada a emendas parlamentares. A ação, realizada nesta terça-feira, envolve 15 mandados de busca contra o deputado Júnior Mano, do PSB do Ceará, e mais cinco investigados. O objetivo é apurar a possível participação de autoridades com foro privilegiado em irregularidades na destinação e execução de emendas parlamentares.
A investigação da Polícia Federal (PF) foca no desvio de recursos públicos e fraudes em licitações em municípios cearenses. Mendes, com o apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR), também autorizou o acesso a dados telemáticos de celulares apreendidos. Além disso, foi determinado o bloqueio de R$ 54 milhões em ativos financeiros de pessoas físicas e jurídicas envolvidas.
O ministro também ordenou o compartilhamento das provas com a Controladoria-Geral da União para que haja responsabilização administrativa dos agentes públicos implicados. A nova fase da investigação reflete o compromisso do STF em combater a corrupção e garantir a transparência no uso de recursos públicos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.