08 de jul 2025
Valdemar e Múcio depõem sobre suposto plano golpista de apoio a Bolsonaro
Ministro Alexandre de Moraes inicia audiências sobre a trama golpista, convocando figuras chave como o ministro da Defesa e o presidente do PL.

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, durante entrevista (Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo/15-10-2024)
Ouvir a notícia:
Valdemar e Múcio depõem sobre suposto plano golpista de apoio a Bolsonaro
Ouvir a notícia
Valdemar e Múcio depõem sobre suposto plano golpista de apoio a Bolsonaro - Valdemar e Múcio depõem sobre suposto plano golpista de apoio a Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou audiências para ouvir testemunhas de dois núcleos da suposta organização criminosa que tentou um golpe de Estado. Os depoimentos terão início na próxima semana e envolvem os núcleos três e quatro, que lidam com grupos de militares e desinformação.
Entre os convocados estão o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O tenente-coronel Mauro Cid, réu no núcleo um, e os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, Marco Antônio Freire Gomes e Carlos de Almeida Baptista Júnior, também prestarão novos depoimentos.
Atualmente, quatro ações penais relacionadas à trama golpista estão em andamento no STF, conforme a Procuradoria-Geral da República (PGR). O primeiro processo, que envolve figuras proeminentes como o ex-presidente Jair Bolsonaro, está na fase de alegações finais. As audiências dos outros núcleos ocorrerão nas próximas duas semanas.
José Múcio foi indicado como testemunha de defesa pelo tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, que é suspeito de ter participado de um plano para sequestrar Moraes. Por sua vez, Valdemar Costa Neto foi mencionado por Carlos Rocha, diretor do Instituto Voto Legal, que foi contratado pelo PL para avaliar as urnas eletrônicas nas eleições de 2022. Ele é investigado por supostas divulgações de informações falsas sobre o sistema eleitoral.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.