09 de jul 2025
Ex-diretores do FBI e CIA são investigados por mentiras ao Congresso
FBI investiga James Comey e John Brennan por declarações falsas ao Congresso, após revisão da CIA sobre interferência russa.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Ex-diretores do FBI e CIA são investigados por mentiras ao Congresso
Ouvir a notícia
Ex-diretores do FBI e CIA são investigados por mentiras ao Congresso - Ex-diretores do FBI e CIA são investigados por mentiras ao Congresso
O FBI iniciou uma investigação criminal contra James Comey, ex-diretor do FBI, e John Brennan, ex-chefe da CIA, por possíveis declarações falsas ao Congresso. A informação foi confirmada por fontes da Fox News nesta quarta-feira.
A investigação foi motivada por uma revisão do atual diretor da CIA, John Ratcliffe, que criticou a avaliação de 2016 sobre a interferência russa nas eleições. Ratcliffe afirmou que o processo de avaliação foi "atípico e corrupto", sugerindo que Brennan e Comey influenciaram a análise de forma inadequada. A revisão não contestou a conclusão central de que o presidente russo, Vladimir Putin, preferia Trump a Hillary Clinton, mas alegou que a liderança da agência apressou o processo.
Trump, em declarações à imprensa, disse não estar ciente da investigação, mas reiterou suas críticas a Comey e Brennan, chamando-os de "pessoas muito desonestas". A investigação do FBI se concentra em declarações feitas por ambos durante a apuração da interferência russa e na análise do dossiê de Christopher Steele, que alegava conluio entre a campanha de Trump e o governo russo.
A investigação sobre a campanha de Trump começou em 2016 e foi objeto de várias apurações, incluindo a do procurador especial Robert Mueller, que não encontrou evidências de conluio. A recente revisão da CIA também apontou que Brennan restringiu o acesso a informações cruciais e priorizou a consistência narrativa em detrimento da análise rigorosa.
O Departamento de Justiça não comentou sobre a investigação em andamento, enquanto representantes de Comey e Brennan também se abstiveram de fazer declarações. A situação continua a gerar repercussões políticas, especialmente entre os aliados de Trump.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.