10 de jul 2025
Yoon Suk Yeol, ex-presidente da Coreia do Sul, é preso novamente por corrupção
Ex presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, enfrenta novas acusações de insurreição e obstrução da Justiça, podendo ser condenado à morte.

Yoon Suk-Yeol durante a declaração de lei marcial de emergência no Gabinete Presidencial em Seul em 3 de dezembro. (Foto: Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Yoon Suk Yeol, ex-presidente da Coreia do Sul, é preso novamente por corrupção
Ouvir a notícia
Yoon Suk Yeol, ex-presidente da Coreia do Sul, é preso novamente por corrupção - Yoon Suk Yeol, ex-presidente da Coreia do Sul, é preso novamente por corrupção
O ex-presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, foi novamente detido em uma cela solitária após um novo mandado de detenção, emitido nesta quinta-feira. A decisão do Tribunal Distrital Central de Seul se baseou em preocupações de que ele poderia destruir provas relacionadas a suas tentativas de impor a lei marcial em dezembro do ano passado, o que gerou acusações de insurreição e obstrução da Justiça.
Yoon, que já havia passado 52 dias em detenção anteriormente, agora enfrenta acusações que podem resultar em pena de morte ou prisão perpétua. Ele foi levado ao Centro de Detenção de Seul, onde ficará em uma cela de 10 metros quadrados, usando um uniforme cáqui e dormindo em um colchão dobrável no chão. As condições são severas, especialmente com a onda de calor que atinge o país, e ele contará apenas com um pequeno ventilador que se desliga à noite.
O ex-presidente, que possui um patrimônio líquido estimado em 7,5 bilhões de wons (aproximadamente US$ 5,47 milhões), estava vivendo em um apartamento de 164 metros quadrados em um bairro nobre de Seul antes de sua nova detenção. A investigação em curso, liderada por um conselho especial, busca esclarecer as alegações de abuso de poder e a tentativa de Yoon de contornar a Justiça.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.