11 de abr 2025
Reino Unido anuncia pacote de £450 milhões em apoio militar à Ucrânia
Reino Unido destina £450 milhões à Ucrânia em novo pacote militar, enquanto ministros de defesa se reúnem em Bruxelas para discutir estratégias.
Um soldado ucraniano durante treinamento em fevereiro de 2025 (Foto: Getty Images)
Ouvir a notícia:
Reino Unido anuncia pacote de £450 milhões em apoio militar à Ucrânia
Ouvir a notícia
Reino Unido anuncia pacote de £450 milhões em apoio militar à Ucrânia - Reino Unido anuncia pacote de £450 milhões em apoio militar à Ucrânia
O governo britânico anunciou um novo pacote de £450 milhões em apoio militar à Ucrânia, enquanto se prepara para uma reunião de defesa com cinquenta nações em Bruxelas. O secretário de Defesa do Reino Unido, John Healey, destacou a importância de aumentar a pressão sobre o presidente russo Vladimir Putin para que ele encerre a invasão da Ucrânia. O pacote inclui financiamento para centenas de milhares de drones, minas anti-tanque e reparos em veículos militares.
Deste total, aproximadamente £350 milhões serão fornecidos pelo Reino Unido, com um aporte adicional da Noruega através do Fundo Internacional para a Ucrânia, liderado pelo Reino Unido. O pacote também destina £160 milhões para manutenção e reparos em equipamentos já enviados à Ucrânia. Healey enfatizou que o trabalho conjunto é essencial para fortalecer a posição da Ucrânia no conflito.
O apoio militar britânico segue uma série de compromissos anteriores, incluindo um acordo de £1,6 bilhão em mísseis anunciado pelo líder do Partido Trabalhista, Sir Keir Starmer, e um empréstimo de £2,2 bilhões para aumentar a ajuda militar, financiado por lucros de ativos russos congelados. A porta-voz de defesa do Partido Liberal Democrata, Helen Maguire, criticou o novo pacote, considerando-o insuficiente para enfrentar a guerra.
Healey e o ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, co-presidem a reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia, que anteriormente era liderado pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos. A reunião segue um encontro de ministros da defesa de trinta países, que discutiram a instalação de uma força na Ucrânia para garantir a paz duradoura, embora Healey tenha descartado a ideia de uma força de separação entre os lados em conflito.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.